Inicio Especiais Quick-review Samsung QE65Q800T: a TV que tem mesmo de ter!

Quick-review Samsung QE65Q800T: a TV que tem mesmo de ter!

Comprar um aparelho de televisão não é uma tarefa fácil. Isto porque há diversos fatores a ter em conta. Eventualmente devemos apontar a uma coisa. Conseguirmos obter sempre a melhor relação qualidade-preço e esta característica vai de encontro ao equipamento da Samsung que acabámos de receber hoje na Leak. Trata-se da Samsung QE65Q800. Uma TV 8K que é eventualmente uma das melhores apostas do mercado.

Samsung QE65Q800Quick-review Samsung QE65Q800T: a TV que tem mesmo de ter!

A Samsung está a apostar muito no 8K. De facto e se não estou em erro foi o primeiro fabricante a comercializar uma TV com estas características. Agora já estamos na segunda geração e os dispositivos que mais se destacam são sem dúvida a gama Q950TS e a Q800T. Esta última tem a particularidade de ser mais acessível em termos de preço.

A gama Q800T é composta por três modelos. Assim temos um modelo de 65 polegadas. Depois temos a variante de 75. Por fim e para quem tem uma sala gigante está disponível a versão de 82 polegadas. A versão que vamos testar nesta quick-review é o modelo de 65 polegadas que é como quem diz a Samsung QE65Q800.

Samsung QE65Q800

É verdade que a gama premium é a Q950TS, no entanto esta não fica atrás. Para muitas pessoas até são características que podem não representar um fator diferenciador.

Samsung QE65Q800: uma das diferenças está no design

A primeira grande diferença entre as duas gamas é o design. Não me interpretem mal. Esta TV continua a ter um aspeto super-moderno. No entanto, não é ultrafina. Aliás isto foi algo que me chamou à atenção logo que a tiraram da caixa. O que para mim, não representa qualquer problema.

Samsung QE65Q800

Entretanto a Samsung QE65Q800 está apoiada num pé central e isto é excelente. Para o tipo de móvel onde a coloquei não haveria problema em ser apoiada por pés colocados nas partes laterais. Mas para quem tem um móvel mais pequeno isto é uma excelente notícia. Para além disso, a TV fica colocada a uma boa altura. Assim, podemos ter algumas coisas por baixo sem interferir. No meu caso tenho a PS4. Para que tudo fique atrativo à vista, a base da TV funciona como sistema de arrumação de cabos.

Conectividade não é um problema para esta TV.

Assim encontramos quatro entradas HDMI 2.1. Temos também duas USB, uma saída de áudio ótica, uma porta Ethernet e a ligação cabo. No caso das ligações sem fios temos Bluetooth 4.2 e Wi-Fi ac.

Samsung QE65Q800

Dos pormenores ao nível do design, passamos para o áudio. Destaca-se um sistema 4.2.2 com uma potência de 70W e suporte para Dolby Digital Plus.

Capacidade sonora não é problema para esta TV. À semelhança da TV Samsung 4K QLED que tenho, também esta tem o sistema AVA, que é como quem diz, o Amplificador Ativo de Voz. Na prática, deteta distúrbios de ruído e aumenta automaticamente o volume da voz.

O sistema operativo é o Tizen. A interface é praticamente igual à dos mais recentes modelos QLED. Uma coisa que tenho de assinalar é que é muito intuitiva.

De facto, é dos sistemas mais práticos de configurar!

Ligamos a Samsung QE65Q800 e ela deteta automaticamente todas as fontes disponíveis. Não se esqueça que as deverá ligar, primeiramente, para que tudo seja bem detetado. A partir desse momento passa a ser possível controlar essas fontes com o controlo remoto da Samsung.

Samsung QE65Q800

Agora apenas um aparte e que serve como solução para algumas pessoas que têm falado da integração das TVs da Samsung com as novas boxes da Vodafone. É verdade que elas não são detetadas automaticamente. No entanto podemos adicionar manualmente de forma a que fiquem a funcionar bem. Assim no operador é só escolhermos Vodafone. Depois no modelo temos de introduzir manualmente a designação Vodafone. Depois é só escolhermos e ela já fica a funcionar com esta TV. Parece óbvio, mas na realidade não é assim tanto e já vi várias vezes esta questão nos fóruns da Vodafone.

Entretanto algo que representa um upgrade face à minha QLED 4K é que temos um comando de alumínio bem giro.

Samsung QE65Q800

A Samsung QE65Q800 disponibiliza os modos habituais que estão presentes nas TVs Samsung.

Dito isto, temos o modo ambiente e o suporte para os assistentes de voz. Temos também a compatibilidade com o AirPlay 2 e com o Multi-View.

Este último divide o ecrã em duas partes para mostrar, ao mesmo tempo, duas fontes, como o que está a dar na TV e um conteúdo proveniente de um smartphone.

Agora chegamos ao mais importante, ou seja, à qualidade de imagem propriamente dita.

Samsung QE65Q800

Esta TV tem um alto brilho e isto é sem dúvida uma característica importante da tecnologia QLED. A minha sala tem muita claridade e como tal com uma TV OLED não consigo tirar todo o partido do televisor. É especialmente nestas circunstâncias que vale a pena apostarmos numa TV com a tecnologia QLED. Teremos sempre um excelente brilho, mesmo quando há muita iluminação. Apesar desta característica, os tons escuros também são excelentes. De facto, não noto qualquer diferença para um painel OLED.

Claro que tudo isto será testado de forma mais minuciosa nos próximos dias. No entanto, depois de algumas horas a utilizar esta TV já posso tirar algumas conclusões. Em primeiro lugar a Samsung conseguiu criar uma 8K mais acessível que apesar disso não faz muitas concessões. É verdade que não é uma TV ultrafina. No entanto, pouca diferença isto faz pouca diferença. Até porque ela está quase encostada à parede.

Samsung QE65Q800

No entanto, na qualidade de imagem consegue ficar muito perto da gama Q950 e isso sim é o que importa. Uma coisa é certa. Ainda sem entrar noutros pormenores, esta já é sem dúvida a melhor TV que tive oportunidade de testar.

O preço indicativo é de 2799 Euros.

Contem com a review completa muito em breve. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Atenção! A Netflix anunciou qual o novo conteúdo de Novembro!

Apesar da maioria dos utilizadores da Netflix terem de facto uma série de conteúdo já selecionado, e que acabam por vê-lo todos os dias...

Atenção! WRC 9 vai ser lançado juntamente com a PS5! Ansioso?

Existem sem dúvida nenhuma muitos jogos que poderiam estar na lista de lançamentos da PS5. E que são verdadeiramente bons o suficiente para ingressarem...

Não tem nada para jogar este Halloween? Veja estas opções!

O Halloween é sem dúvida nenhuma uma das épocas mais festejadas e adoradas em todo o mundo. Onde reinam os sustos, os doces e...

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...