Como Portugueses que somos, é muito provável que vá a casa da sua avó, dos seus pais, etc… Apenas e só para encontrar um paninho rendilhado em cima da TV, santinhos em cima do router, ou o mais giro, encontrar este mesmo router fechado dentro de um armário ou móvel super antigo.
Dito tudo isto, como deve imaginar, nenhuma destas situações é perfeita! Como tal, vai afetar a performance da sua rede Wi-Fi, especialmente se utilizar apenas o router da operadora para espalhar a Internet por toda a sua casa.
- Nota: Existem produtos capazes de melhorar o sinal, ou levá-lo diretamente para outras divisões da sua casa, como é o caso das redes Mesh, ou dispositivos powerline.
Por isso, se apenas tem o router da operadora, e quer ter uma internet fiável e rápida. É boa ideia afastar tudo o que seja objetos estranhos de perto do aparelho, e claro, metê-lo num sítio onde ele não tenha de lidar com muitos obstáculos. Ficaria surpreendido com alguns destes objetos detrimentais para a qualidade do sinal.
É também boa ideia referir que de vez em quando pode mudar de router, bastando falar com a sua operadora. Não fique agarrado, para todo o sempre, ao router velhote que a operadora lhe montou na sua casa em 2010.
Quer Internet rápida? Então não meta nada ao pé do router!
Portanto, como deve imaginar, ter um bom acesso à Internet é hoje em dia essencial para todos os tipos de utilizadores. Isto inclui a avó que quer ser capaz de fazer uma videochamada com os netos, ou pura e simplesmente quer ver o que se passa no Facebook dos seus familiares e amigos.
A Internet é uma ferramenta básica e essencial para o nosso dia-a-dia.
Dito tudo isto, uma rede Wi-Fi caseira é sempre baseada num router que por sua vez vai emitir frequências de rádio.
Por isso, é boa ideia arranjar um espaço para o router, onde este seja capaz de passar estas mesmas ondas com poucos obstáculos à mistura. Isto de forma a chegar à grande maioria das divisões de sua casa. Além disso, é também boa ideia meter o router no sítio onde a Internet vai ser mais utilizada. A localização do router é um dos pontos mais importantes para manter a qualidade da sua ligação à Internet.
Assim, é boa ideia meter o router num sítio alto e sem obstáculos, e se possível central (Por favor, não meta o router dentro de um armário ou móvel, atrás da TV, ou encostado a um canto).
Além disso, evitar objetos de grandes dimensões, como espelhos, móveis de metal e/ou com muito vidro. É também boa ideia evitar proximidade com eletrodomésticos como o microondas. Bem como telefones sem fios, aparelhos bluetooth como colunas, etc…
O Router pode e deve ficar na sua “ilha”, afastado de tudo e de todos.