Quer falar com os livros? A Google pode ajudar!


Por em

Os livros são das melhores ferramentas de conhecimento que podemos ter. No entanto, enquanto que na Internet existe um motor de busca para nos ajudar a localizar as informações que necessitamos, nos livros este processo é mais complexo. A solução? O Google chegar aos livros com a ajuda da inteligência artificial. Confuso? Nós explicamos.

A nova experiência da Google denominada “Talk To Books”, ou Falar com os Livros, no nosso português, quer permitir aos utilizadores usarem a voz para efetuarem uma questão e obterem a resposta para a mesma, utilizando passagens dos diferentes livros.

O funcionamento é muito semelhante ao que é utilizado para a interação com o Google Home. Deste modo a pessoa só tem de perguntar, por exemplo, “Qual a melhor plataforma para desenvolver aplicações móveis”, ou então “O que são lentes prismáticas”. Passado alguns segundos o Google dá a resposta com passagens dos livros que respondem a essa questão.

Claro que ainda existem algumas limitações. Esta ferramenta é melhor para responder a perguntas fatuais simples e não funciona tão bem com questões geopolíticas complexas ou tópicos de importância cultural e histórica. Ainda assim, será sem dúvida um bom adjuvante para a grande maioria das pesquisas.

Com esta iniciativa, o objetivo da Google é misturar a inteligência artificial com ferramentas que podem ajudar o utilizador. No entanto pode existir também uma vertente comercial. É que assim que encontrarmos um determinado livro e lermos a passagem podemos querer obter mais informações e desse modo teremos mesmo de o adquirir, por exemplo, através da loja da Google.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Nokia 1 chega a Portugal e recebe nova atualização!

Samsung Galaxy A3 e A5 (2017) recebem atualizações

Seguinte