Ryzen 5 1600

Lembra-se de dizermos que a MSI tinha feito ‘leak’ a uma atualização de BIOS que iria trazer mais de 100 modificações/melhorias aos super populares AMD Ryzen 3000?

Pois bem, parece que está na hora de ir à página de downloads da fabricante da sua motherboard, e começar a carregar no F5 como se a sua vida dependesse disso! É que as versões BIOS com o micro-código AGESA 1.0.0.4 estão mesmo a chegar!



As primeiras versões beta de BIOS com o micro-código AGESA 1.0.0.4 acabaram de chegar à Internet! Primeiramente pelas mãos da ASUS e ASRock

Ryzen 3000

Portanto, as BIOS mais recentes foram desenvolvidas a pensar apenas e só nos processadores AMD Ryzen 3000. Por isso, se por acaso tem um Ryzen 1000 ou 2000, não vale a pena estar muito preocupado com todo este assunto.

Contudo, é preciso ter em conta que estas BIOS são ainda versões ‘Beta’, que apesar de trazerem algumas novidades para a sua máquina, também podem trazer alguma instabilidade.

Dito isto, a atualização para as motherboards ASRock já está disponível no site Alemão de vendas JZ Electronic. Onde até podemos ver placas X470, B450 e X370 na lista. No entanto, no caso da ASUS, apenas as X570 ROG Strix (E, F, I) estão a receber a atualização.

O novo micro-código melhora o desempenho ‘Boost’ dos processadores Ryzen 3000

Apesar de já sabermos há imenso tempo que o AGESA 1.0.0.4 traz mais 100 modificações.  A verdade é que a mais interessante é mesmo a correção do ‘bug’ que afetada a frequência ‘Boost’ dos mais recentes processadores Ryzen. Assim, em média, deverá ser possível ganhar um aumento de desempenho à volta dos ~2%. (Dependendo do processador em causa.)

Curiosamente, quem já testou as novas BIOS, afirma que não existe qualquer diferença na BIOS. Nem sequer qualquer mudança que salte à vista para identificação das tais ‘100 mudanças/otimizações’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.