Queda de preço nos chips de memória RAM assusta investidores

Esta pequena queda no preço fez com que as expectativas de lucro e de investimento no mercado de memória simplesmente parasse !

A Reuters reportou que uma súbita(no entanto estupidamente pequena) descida de 5% nos preços dos chips de memória no último quarto de 2017 resultou num pensamento extremamente negativo por parte dos investidores.

  • 5% não parece muito, e não é se formos ver o histórico de preços da memória RAM DDR4 no último ano.

Memória RAM Queda de Preço

Os kits de memória ainda não reflectem esta descida, é normal demorar algum tempo até estas flutuações de preço se refletirem no bolso do consumidor final, mas para um investidor é como um clarão de luz que assinala o princípio do fim… que irá acabar com todos os lucros imaginados até ali!

Esta queda no preço incitou os analistas da industria a rever os lucros para 2018, levando à conclusão que o crescimento deste mercado irá cair para metade, ou seja 30%.

Sim… você leu bem… os investidores estão com medo porque o crescimento vai ser de “apenas” 30% em vez de 60%.

Estas noticias levaram a uma reação completamente exagerada pelos investidores e pela bolsa, com as acções da Samsung a perder 7,5% e as da SK Hynix 6.2%!

Qualquer smartphone de média gama hoje em dia tem à volta de 3/4GB de RAM.

Memória RAM Queda de Preço

Os analistas dizem que é muito pouco provável a existência de um crash, e que 2018 vai continuar a ser um excelente ano para os fabricantes de memória, tudo devido à incessante necessidade do mercado de ter mais e mais memória.

A tendência é para a procura aumentar ainda mais, visto que a média de DRAM em smartphones nos últimos meses de 2017 aumentou 38%!

A empresa Macquarie estima que a divisão de memória da Samsung aumentou a sua margem de lucro de 26,5% para 47%, com o objetivo de aumentar ainda mais para 55,5%.

Devido a tudo isto, os fabricantes de DRAM tentam aumentar a produção a todo o custo, com os anos de 2017 e 2018 combinados a terem um investimento de $38 mil milhões em comparação com os $10 mil milhões de 2016.

Este tipo de procura irá manter a indústria de boa saúde em 2018.

Com os investimentos em nova tecnologia a ajudar a cortar nos custos e a aumentar as margens de lucro, é difícil de perceber de ontem vem todo este medo…

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário