Sabe quantos graus estão realmente dentro do seu carro?

As temperaturas vão aquecer transformando os interiores dos automóveis em verdadeiros fornos. Mesmo que o ar condicionado do seu veículo esteja em boas condições de funcionamento, isso não altera o facto de que vai ficar muito quente no interior quando o motor não está a funcionar. Mas sabe quantos graus estão realmente dentro do seu carro?

Sabe quantos graus estão realmente dentro do seu carro?

Sim, estacionar numa garagem ou noutro local com sombra é melhor do que o sol a bater nos seus bancos durante todo o dia, mas quando as temperaturas atingem temperaturas muito quentes, o interior vai ficar quente – mesmo à sombra. Aqui estão algumas estratégias para o ajudar a lidar com isso.

Quando está calor no exterior, as temperaturas no interior de um automóvel podem tornar-se perigosamente elevadas muito rapidamente.

interior do carro mais fresco

Um grupo de investigadores realizou uma série de testes reais, incluindo um em que os carros foram estacionados ao sol e à sombra durante uma hora, quando a temperatura exterior era de 35 graus.

Ao fim de uma hora, a temperatura média do ar no interior dos automóveis ao sol era de 47ºC. As temperaturas médias de várias superfícies eram ainda mais elevadas, como os painéis de instrumentos (70), os volantes (52) e os bancos (50).

Entretanto, a temperatura média do ar no interior dos automóveis estacionados à sombra durante o mesmo período foi de 38 graus. As temperaturas médias de várias superfícies também aumentaram incluindo os painéis de instrumentos (47), os volantes (41) e os bancos (40). Portanto, sim, está mais fresco à sombra, mas continua extremamente quente.

Como manter o carro mais fresco no verão

Utilize (ou faça) pacotes de frio para os bancos: Basicamente, estas são versões gigantes daquelas embalagens de congelação que coloca numa geleira ou lancheira para manter a comida fresca.

Embora sejam normalmente comercializados para os assentos dos carros das crianças, os adultos também merecem ter traseiros frescos. Estão amplamente disponíveis para compra, ou pode fazer a sua própria versão.

proteger danos do sol

Guarde pacotes de frio instantâneo na mala: Esta não é uma solução para todos os dias. No entanto para os momentos em que precisa de arrefecer os bancos, o volante ou outra parte do seu interior (ou a si próprio) imediatamente, pode ativar um destes (do tipo que se abre e que se encontra frequentemente em kits de primeiros socorros).

Utilize uma luva para apertar os cintos de segurança. Esta é uma opção se o seu cinto de segurança estiver demasiado quente para tocar. Qualquer pano ou toalha também serve.

Coloque uma toalha branca sobre o seu volante: Na verdade, a maioria das cores serve. Ou seja, simplesmente ter algo a cobrir o volante ajuda.

Utilize um para-sol para o para-brisas: Estes são mais úteis para manter o volante e o painel de instrumentos frescos do que os bancos ou a temperatura do ar interior, mas ajudam. Certifique-se de que compra a forma e o tamanho correto.

A cor do interior do seu automóvel faz alguma diferença?

A sabedoria convencional diz que os interiores de cor escura são muito mais quentes do que os mais claros, mas isso é um pouco exagerado. Testou-se e o resultado é interessante. Os especialistas mediram as temperaturas interiores de dois automóveis. Um com um exterior de cor clara e um interior de cor clara, e outro com um exterior escuro e um interior escuro.

aproveitar ar condicionado, interior do carro mais fresco, temperatura interior do automóvel

Ambos os carros ficaram no exterior e começaram com uma temperatura interior de 25 graus. Após uma hora, as temperaturas no interior de ambos os carros tinham ultrapassado os 37 graus sendo que o carro mais escuro era alguns graus mais quente.

No entanto concluíram que “um interior de cor clara será ligeiramente mais fresco, mas quando se fala de mais de 37 graus no interior, a diferença acaba por ser pouca.”

Agora já sabe como ter o carro mais fresquinho nestes dias quentes.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também