Quantos botões tinha o primeiro rato para PC? Era feito de plástico?

Caso não saiba ou não se lembre, (afinal de contas estamos a falar algo com cerca de 60 anos), o primeiro rato para computador foi inventado no início dos anos 60 por Douglas Engelbart, durante o seu tempo na Universidade de Stanford.

Curiosamente, este inventor foi muitas vezes descrito como um visionário nas décadas de 1950 e 1960. Estamos a falar de uma época em que um simples computador ocupava uma sala inteira. E claro, em que a palavra ‘bug’, se referia mesmo a baratas e ratos dentro do PC.

Contudo, dito tudo isto, é inegável que o homem era mesmo um visionário! Ao fim ao cabo, estamos em 2020, e o rato continua bem vivo na nossa secretária!

Quantos botões tinha o primeiro rato para PC? Era feito de plástico ou de madeira?

primeiro rato

Portanto, os primeiros protótipos do rato consistiam numa simples casca de madeira com duas bolas de metal lá dentro. (Uma para o eixo dos X, e outra para o eixo dos Y.) Além disto, tínhamos um único botão no canto.

O primeiro rato foi criado para funcionar exclusivamente com o Xerox Alto Computer System. Contando com o seguinte nome “X-Y Position Indicator for a Display System”. Contudo, foi o próprio inventor que mais tarde acabou por chegar ao famoso nome ‘rato’.

Apesar de todo o sucesso do ‘rato’ no mundo dos PC’s modernos… Na altura, ninguém deu nada pela invenção!

O rato foi um aparelho demasiado avançado para a era em que foi criado. Por isso, apenas chegou às massas em 1984 pela mão do Apple Macintosh. Dito isto, a patente expirou em 1987, tornando-se imediatamente algo disponível para todo o público.

Ou seja, Engelbart e seu colegas ganharam muito perto de zero, com uma das invenções com mais impacto de sempre no mundo dos PCs. Para ter noção… Já foram vendidos bem mais mil milhões de ratos desde 1980.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Mega-promoção: Windows 10 para dois PCs por 12 Euros!

A Microsoft anunciou que o Windows 11 vai ser lançado oficialmente a 5 de Outubro. Sabe-se também que o upgrade do Windows 10 para...

Crise em cima da crise? China está com problemas na rede elétrica

Como deve saber, continuamos a meio de uma gigantesca crise de produção, em que o problema já nem passa apenas pelos semicondutores propriamente ditos,...

Intel vai lançar os novos Core 12000 no dia 4 de Novembro!

Como deve saber, a Microsoft vai lançar o seu novo Windows 11 no próximo dia 5 de Outubro, por isso, sempre foi esperado que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!