A resposta à questão de saber quanto tempo duram os faróis de um automóvel depende do tipo de lâmpada ou do sistema de iluminação. As lâmpadas de halogéneo convencionais têm uma duração de 500 a 1000 horas. Pode parecer suficiente, mas as lâmpadas de halogéneo degradam-se mais rapidamente com a condução noturna frequente. É por isso que os faróis são a primeira atualização em que deve sempre pensar. Sobretudo em carros mais antigos. Mas afinal quanto tempo duram os faróis dos automóveis?
Quanto tempo duram os faróis dos automóveis?
Existem vários tipos de faróis. Os veículos equipados com faróis HID, ou High-Intensity Discharge emitem uma luz mais brilhante e branca que pode durar entre 2000 e 3000 horas, dependendo do tipo de lâmpada e da sua utilização.
Entretanto, os faróis LED são mais eficientes em termos energéticos, emitem menos calor e são mais brilhantes do que as lâmpadas de halogéneo. Também duram mais tempo. De facto, podem durar mais do que a vida útil do automóvel. Isto desde que as lâmpadas LED tenham alojamentos e dissipadores de calor adequados para dissipar as temperaturas mais elevadas geradas pelos seus circuitos. Em média, os faróis de LED têm uma vida útil de 50000 horas. No entanto, a instalação de uma lâmpada de LED num invólucro de halogéneo pode reduzir a vida útil para 8000 horas.
Como cuidar dos seus faróis
Infelizmente, não há muito que possa fazer para prolongar a vida útil dos seus faróis. As lâmpadas dos faróis precisam de ser substituídas periodicamente, tal como alguns componentes. Por exemplo, as lâmpadas de halogéneo podem queimar com a idade e as paredes de vidro podem ficar embaciadas ou escurecer. O resultado é uma iluminação deficiente, uma distribuição desigual da luz e uma segurança comprometida quando se conduz à noite.
Fatores como a marca e o modelo do veículo, o tipo de lâmpadas, a qualidade de construção, a época do ano, os hábitos de condução e as condições de funcionamento também podem afetar a vida útil dos seus faróis. As pessoas que fazem muita condução noturna ou fora de estrada podem mudar as lâmpadas dos faróis com mais frequência do que as que fazem a maior parte da sua condução durante o dia.
É por isso que a inspeção frequente de toda a iluminação exterior e interior é fundamental. As lâmpadas de halogéneo podem perder uma quantidade significativa de luz antes de se queimarem completamente. Se notar que os faróis estão mais fracos do que o habitual, é melhor substituí-los antes de deixarem de funcionar do que esperar. Melhor ainda, porque não atualizar para um conjunto mais vívido de HIDs ou LEDs?
Como mudar as lâmpadas dos faróis
A boa notícia é que substituir uma lâmpada de halogéneo fundida não é tão difícil como parece. O processo envolve a localização do compartimento da lâmpada, a remoção de algumas coberturas de borracha, o desengate da mola e a remoção da lâmpada. Ao trocar as lâmpadas, tente não tocar na parte de vidro, pois o óleo e a humidade das suas mãos ou dedos podem fazer com que a lâmpada rebente quando aquecer
Lembre-se de que as lâmpadas de faróis para automóveis existem em muitas formas e feitios e o tamanho de que necessita depende de ter faróis de halogéneo ou HID. Alguns exemplos são H4, H3, H1, H7, H10 e H11 para halogéneo e D2S, D1R, D3R e D4R para HIDs. Certifique-se de que tem o tamanho de lâmpada correto, uma vez que, por exemplo, não pode forçar a instalação de uma lâmpada H4 numa caixa H3 e vice-versa.
Entretanto, verificar a mira dos faróis e as lentes dos faróis é tão importante como inspecionar as lâmpadas. As lentes dos faróis embaciadas, amareladas ou descoloradas são menos eficientes na iluminação da estrada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!