Como estamos fartos de dizer, os novos iPhone 16 não trazem um redesign incrível. Aliás, a grande maioria das novidades estão escondidas no interior dos aparelhos, de forma a tentar corrigir algumas das críticas que os consumidores do iPhone 15 sublinharam ao longo dos últimos meses.
O que claro está, complica um pouco a coisa para quem agora tem a missão de vender muitas e boas unidades desta nova gama de smartphones. Fica a questão… Será esta a pior geração de sempre do iPhone, em termos de vendas?
iPhone 16 está a ser uma confusão. Porquê!?
Qual é então o grande ponto crítico para vender iPhones em 2025? Ou seja, o que realmente mudou relativamente às anteriores gerações? Simples, está tudo na Apple Intelligenca, o motor de IA da gigante Norte-Americana.
Mas aqui existem gigantescos problemas para a Apple!
É que além do facto de a Apple Intelligence só chegar aos novos iPhone 16 dentro de algumas semanas, e de no lado da Europa ainda ninguém saber muito bem quando é que vamos ter acesso às novidades de IA da empresa. (Algo muito grave, visto que a grande maioria dos consumidores Europeus ainda não percebeu que a IA da Apple não vai estar disponível por cá).
Temos ainda o facto de, apesar de a IA ser a grande novidades dos iPhone 16, este é um sistema que também vai estar disponível nos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Ou seja, a grande novidade da Apple, não é uma novidade.
Além do mais, os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, são smartphones que não são assim tão diferentes face aos novos iPhone 16 Pro e Pro Max.
- Nota: Isto com a vantagem de serem significativamente mais baratos em 2024.
Como se resolve o problema? Ao atirar dinheiro para cima do problema!
Mais concretamente, com uma campanha de marketing estranha, e no fundo, dissimulada. A Apple afirma de forma muito pública que os novos iPhone 16 são os primeiros a serem desenhados a pensar na Inteligência Artificial.
Porém, nada daquilo que é “novo” no lado do hardware melhora a performance no lado da IA nos novos smartphones da empresa.
Caso não saiba, a única coisa que mudou foi a passagem para os 8GB nos modelos base, que é o requisito mínimo para ter acesso ao Apple Intelligence.
Aliás, ainda no lado da memória RAM, é inegável que a Apple devia ter apostado nos 10GB ou 12GB nos modelos Pro, elevando os modelos base para os 8GB. O que poderia resolver alguns dos problemas que os fãs do mundo iOS estão a ter neste hipotético upgrade. Especialmente quando tudo indica que esse upgrade vai acontecer já no próximo ano com os iPhone 17.
É exatamente por isto que as vendas estão mais baixas, e existem vários consumidores a optar por aparelhos Android, que já têm IA na Europa, ou por versões mais antigas, e mais baratas, do iPhone.
Mas, não se deixe enganar! O iPhone 16 continua a ser um smartphone incrível
Esta é a mesma lenga-lenga de sempre. Os iPhone 16, especialmente os modelos Pro, são os melhores iPhone de sempre. O problema é que já não se conseguem diferenciar tanto como no passado, e como tal, existem muitas mais dúvidas na hora de mudar de aparelho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!