Qualcomm disse adeus à Samsung e olá à TSMC

Como noticiámos durante o dia de ontem, a grande responsável pelos processadores Snapdragon, ou seja, a Qualcomm, não está muito satisfeita com o trabalho da Samsung no mundo da produção de semicondutores (link). Por isso, resolveu tirar grande parte da sua produção, de SoCs Snapdragon 8 Gen1, para apostar em pleno nas linhas de 4nm da velha parceira TSMC.

Sabe porquê? É que enquanto a taxa de defeito da TSMC anda nos 20~30%, a taxa de defeito da Samsung anda nos 70~75%!

Por isso, além de desistir do processo de 4nm da gigante Sul Coreana, a Qualcomm parece também ter decidido desistir dos planos de utilização do processo de 3nm. Em suma, a Qualcomm decidiu pagar o preço mais alto da TSMC, mas ao menos, ter um produto de qualidade, em grandes quantidades. (No entanto, segundo alguns rumores nos corredores da indústria, a TSMC também está com problemas nos 3nm!)

Qualcomm disse adeus à Samsung e olá à TSMC

Snapdragon, 888+

Portanto, segundo a notícia de ontem, a Qualcomm tinha desistido das linhas de 4nm da Samsung, para apostar tudo na TSMC. Pois bem, pelos vistos, além dos 4nm, esta decisão também se vai estender aos 3nm, que claro está, deverá servir de base para os seus futuros produtos.

Curiosamente, este acontecimento também explica o porquê de a Samsung ter decidido utilizar os seus processadores Exynos 2200, a base da sua gama Galaxy S22, apenas em algumas regiões. O que, claro está, foi contra o esperado, e ‘leaked’, várias vezes, em 2020 e 2021. Aliás, isto pode também explicar o porquê da performance do Exynos 2200 ter ficado um pouco abaixo do esperado, especialmente no campo do GPU. (GPU RDNA2 da AMD parece estar ‘esganado’ no campo das frequências.)

Entretanto, a Samsung está neste momento a fazer uma investigação interna! Visto que segundo as suas próprias regras, avançar com um processo de produção abaixo dos 80~90% de yields, não faz qualquer sentido. Parece que alguns dos relatórios, do processo de desenvolvimento dos 4nm, foram falsificados. (Link)

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.