Qualcomm 8cx surpreende e ultrapassa o Intel i5 8250U!


Por em

A Qualcomm anunciou o seu processador Qualcomm 8cx para portáteis em dezembro de 2018. O chip prometia trazer o dobro do desempenho do antecessor, o Snapdragon 850. Isto ao mesmo tempo em que aumentava a vida útil da bateria em 60% e trazia novas funcionalidades como o suporte para H.265 e para dois ecrãs 4K.

O Qualcomm 8cx foi uma verdadeira surpresa nos testes de desempenho!

Agora eis que ficamos a conhecer o desempenho propriamente dito e até em comparação com outros concorrentes. Tudo isto porque a Qualcomm fez uma parceria com a PCMark e a 3DMark para desenvolverem apps de benchmarking nativas que permitem testar corretamente esta plataforma e até à colocam em comparação com a aposta da Intel, o i5 8250U.

Qualcomm 8cx

Em primeiro lugar importa lembrar que o Qualcomm 8cx é um chip de 7nm com um TDP de 7 watts. Já o i5 8250U da Intel baseia-se num processo de fabrico de 10nm e tem um TDP de 15 watts.

Com base nestas especificações, não é surpresa que a Qualcomm esteja a prometer uma vida útil da bateria aproximadamente duas vezes superior. Assim, a verdadeira surpresa é o benchmark de aplicações e o desempenho gráfico.

Num teste normal de desempenho relativo às aplicações, o 8cx andou muito taco-a-taco com a oferta da Intel.

O 8cx bateu o i5 8250U em alguns testes e ficou um pouco atrás noutros. Ainda isso isto é importante. Na prática revela que um chip com metade do consumo de energia de um processador Intel pode oferecer um desempenho tão bom numa utilização diária.

Nos benchmarks a nível gráfico, o 8cx da Qualcomm venceu a Intel de forma significativa.

A pontuação gráfica no 3DMark’s Night Raid ficou entre os 6138 e 6266 pontos. Já a da Intel situou-se entre os 5172 e 5174 pontos. Ainda assim importa ter um pormenor em atenção. O ecrã do modelo da Intel era um 2k, enquanto a Qualcomm utilizou um painel FHD.

Apesar disso estes testes de benchmarking revelam o que a Qualcomm já construiu fazer no mundo dos portáteis. Se juntarmos a isto a integração com a conectividade 5G que este fabricante é capaz de disponibilizar ficamos com dispositivos muito interessantes.

Considerando o desempenho gráfico no mesmo patamar das ofertas equivalentes da Intel, não deve demorar muito para que esses laptops comecem a voar nas prateleiras das lojas.

Juntamente com a sessão de benchmarking, a Qualcomm anunciou uma parceria com a Lenovo. A ideia é o o desenvolvimento do primeiro PC 5G Always Connected. Segundo o site Android Authority este portátil vai funcionar com uma bateria de 45 watts. Vai usar também o modem 8cx SoC e 5G da Qualcomm.

Outra coisa interessante a notar é a total falta de competição de modem 5G. Com a Intel saindo completamente do mercado e a Huawei atualmente em desordem, é provável que a Qualcomm seja proprietária desse mercado por um bom tempo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Novidade do Google Chrome dá muito jeito no Android!

Redmi K20 Pro: imagens ao vivo aparecem antes do lançamento!

Seguinte