Qual é a grande diferença entre a RX 5700 XT e 6700 XT? É curioso!

É inegável que as muito recentes placas gráficas AMD Radeon RX 6000 foram capazes de meter a NVIDIA em bicos dos pés, com algum medo daquilo que a velha rival é agora capaz de oferecer com a arquitetura RDNA 2.

Mas sabe qual é a real diferença entre as duas arquiteturas da AMD?

Agora que temos a RX 6700 XT no mercado, podemos metê-la lado a lado com a ‘velhinha’ RX 5700 XT, meter as duas à mesma exata frequência, e perceber afinal que ganhos foram feitos a nível arquitetural nos novos produtos. Pois bem foi exatamente isto que o Techspot fez!



Qual é a grande diferença entre a RX 5700 XT e 6700 XT? É curioso!

5700 XT e 6700 XT 5700 XT e 6700 XT 5700 XT e 6700 XT

Muito resumidamente, o aumento de desempenho na nova RX 6700 XT relativamente à ‘velha’ RX 5700 XT vem apenas no aumento da frequência do GPU e memória GDDR6. O que é extremamente curioso, porque a AMD foi capaz de levar o processo de 7nm da TSMC a um nível completamente diferente, ao melhorar significativamente a performance e eficiência da sua arquitetura. O que por sua vez resultou numa performance capaz de igualar aquilo que a NVIDIA tem para oferecer nas RTX 30.

Estamos a falar de um aumento de performance de 30%, e um aumento na eficiência de 15%. Ou seja, o objetivo de aumentar a performance da arquitetura em 50% por cada watt foi mesmo alcançado.

Agora… O que seria mesmo muito porreiro… Era ter stock nas lojas!

Mas ao que tudo indica, as coisas ainda vão piorar bastante antes de começarem a melhorar. Prepare-se, o pior anda está para chegar.


Quer um PC ou um smartphone? Crise pode durar até 2023!

Como deve saber, uma combinação de acontecimentos incrivelmente raros, foi capaz de arruinar o mundo da produção e distribuição de hardware um pouco por todo o planeta.

Estamos a falar de uma escassez de semicondutores tão severa, que o mundo dos PCs ficou virado do avesso, algumas fabricantes automóveis foram obrigadas a parar linhas de produção! Curiosamente, até gigantes como a Samsung (que tem produção própria!) resolveram cancelar lançamentos de produtos em 2021.

Leia o resto do artigo aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também