Inicio Hardware Qual é a diferença entre a memória GDDR6 e HBM2?

Qual é a diferença entre a memória GDDR6 e HBM2?

Há alguns anos, tivemos muito boa gente a dizer que a AMD iria conseguir voltar à gama mais alta do mercado de placas gráficas, tudo graças ao uso da memória HBM2 em vez da ‘velhinha’ GDDR. No entanto, devido ao preço do desenvolvimento e produção deste tipo de memória, a AMD Radeon voltou atrás, apostando na memória GDDR6 tal e qual como a NVIDIA.



Dito tudo isto, qual é a diferença entre a memória HBM2 e GDDR6?

gddr6 e hbm2

Portanto, a memória GDDR6 (Graphics Dynamic Random Access Memory), é a última iteração da memória mais utilizada no mundo das placas gráficas. Sendo tipicamente baseada em chips de memória de 32-bits, como a GDDR5, sendo ao mesmo tempo dividida em dois segmentos lógicos de 16-bit. Assim, como na memória GDDR5 e outros topos de memória, vários chips são montados lado a lado num bus de 256-bit ou mais, de forma a alimentar o chip gráfico.

Por exemplo, a NVIDIA usa 12 chips de memória num bus de 384-bit. Assim, como cada chip consegue chegar aos 16~18 Gb/s, temos qualquer coisa como uma largura de banda na ordem dos 768~864 Gb/s.

Entretanto, no lado da memória HBM2 (High Bandwidth Memory) as coisas são um pouco diferentes!

Caso não saiba, a memória HBM2 é apenas capaz de 1 Gb/s por pin… O curioso é que tem um monte de pinos de transferência de dados! Cerca de 1024 pinos por chip! O que é obviamente demasiado para um PC, por isso, é necessário utilizar um circuito desenhado para controlar a coisa, um ‘Interposer’ (como pode ver na imagem em cima).

No caso do GPU AMD Vega, que utiliza dois stacks HBM (cada um num bus de 1024-bits), com cada um deles a ser capaz de chegar aos 256 Gb/s, ou seja, temos cerca de 512GB/s de largura de banda. No caso da mais recente memória HBMe2, este valor já aumenta para os 460Gb/s por stack, o que no caso deste mesmo GPU iria dar 920 Gb/s.

Então, qual é a grande vantagem da memória HBM?

Como o consumo de energia aumenta consideravelmente com o aumento da frequência, o sistema utilizado pela memória HBM permite altas taxas de transferência utilizando significativamente menos energia em relação à memória GDDR, por não ser necessário chegar a frequências super altas para chegar ao mesmo nível de performance.

Algo espetacular agora que as placas gráficas são cada vez mais essenciais nos super-computadores e centros de dados. Isto já para não falar da libertação de alguma energia que pode ser aproveitada pelo GPU.

Muito basicamente, a memória HBM utiliza a mesma estratégia de vários módulos para atingir altos níveis de performance, que tanto sucesso tem feito no mundo dos processadores da AMD. Ou seja, teoricamente em vez de duas stacks é possível ter 4, 8, 12, 16, as que forem necessárias. No entanto, a produção e implementação desta tecnologia ainda é extremamente cara e complexa, por isso, por enquanto… A AMD voltou à memória GDDR.


Qual é a diferença entre a memória GDDR6 e HBM2? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Nokia 7 Plus: HMD Global continua a ser a rainha dos updates!

A HMD Global conseguiu a proeza de agarrar numa marca que estava desaparecida e trazê-la à vida. A meu ver conseguiu fazê-lo muito bem,...

Keanu Reeves na Marvel? Um sonho quase realidade!

A vinda de Keanu Reeves para o universo cinematográfico da Marvel, sempre foi um sonho de todos os fãs desta série de filmes e...