Isto não é nada inédito ao nível dos grandes fabricantes de tecnologia. A Samsung já o fez ao nível dos smartphones e a Microsoft quer seguir o mesmo caminho. Não sei é se as pessoas vão achar piada a ter publicidade no Windows mas isso já é outra história. Desta vez parece que a publicidade chegou ao Explorador de Ficheiros do Windows 11 como referem alguns Windows Insiders. De facto, o utilizador do Twitter Florian B que se enquadra neste grupo partilhou uma imagem do explorador de ficheiros com publicidade. Aparentemente isto já está a acontecer no Windows Insider Dev channel – build 22572 lançado na semana passada.
Está mesmo preparado para ter publicidade no Windows?
No entanto há uma coisa que temos de referir. Não é aquela publicidade desmedida que aparece em todo o lado só para chatear. Até acaba por ser alguma publicidade que faz sentido. Por exemplo, na imagem que vemos acima quando o utilizador está na pasta de documentos vê uma publicidade à ferramenta de correção gramatical. Ou seja nem é nada do outro mundo.
A grande questão é se deixar de ser apenas assim…
Seja como for o facto de estar a ser injetada publicidade no explorador de ficheiros pode ser uma má notícia. Apesar disso é algo que a Microsoft vê com bons olhos e está habituada. Sobretudo para forçar alguns dos seus produtos aos utilizadores. Recentemente assistiu-se a isso com o Edge. No entanto é claro que há pessoas descontentes. Entretanto outras pessoas estão a relatar outros tipo de publicidade. Nestes novos casos em específico tudo está relacionado com uma mensagem que convida as pessoas a verem templates Powerpoint em Office.com.
Os anúncios estão espalhados pelo Windows e chegam de várias formas diferentes. Se utilizamos a app Mail, já vimos eventualmente anúncios a promoverem a app Outlook para smartphones. E há outras formas menos evidentes. Quando fazemos uma instalação limpa do Windows, muitas aplicações da Microsoft estão colocadas no menu Iniciar. No entanto, em alguns casos nem estão instaladas. Basta darmos um clique para isso. Mas há mais. Como refere o site XDA a Microsoft até já causou problemas ao Windows 11 numa data altura ao tentar injetar publicidade no Teams.
Mas atenção que a publicidade não surge apenas nas aplicações grátis!
É que até o Microsoft Office algo que é pago e bem pago, anuncia as apps para dispositivos móveis da Microsoft.
À parte destas questões não se falou muito mais sobre esta publicidade. Resta agora esperarmos se ela se vai limitar às próprias aplicações da Microsoft, ou se é um pequeno teste para coisas maiores que estão a caminho. E quando digo maiores digo publicidade externa que não esteja diretamente ligada à Microsoft.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!