O aumento de preço da PlayStation 5 irritou os jogadores, não há volta a dar a essa situação. Afinal de contas, numa altura em que tudo está a ficar mais caro, até o “escape” de muito boa gente decidiu embarcar na mesma estratégia de nos dar mais algumas dores de cabeça, ao arruinar um pouco mais a nossa carteira.
No entanto, é inegável que este aumento de preço cheira a algo que já vimos no passado, talvez agora de uma forma um pouco diferente. É incrível como a história se repete uma e outra vez, ao longo dos anos. Por vezes, nem é preciso esperar muito tempo.
PS5: Sony está a repetir erros do passado, tanto seus, como também da Microsoft!
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem realmente razões para este aumento fora dos Estados Unidos. O Euro desvalorizou, o yen está em baixa, os componentes estão mais caros, bem como a distribuição do produto final, e claro, temos a inflação incontrolável desde estranho ano de 2022. O que se faz com tudo isto? Fácil! Passar os custos acrescidos ao consumidor!
Além de tudo isto, o “boom” da procura por tecnologia consequência do COVID desapareceu, e por isso, para tentar manter as receitas altas, é preciso ir à procura de alternativas.
O que são erros do passado?
Bem, a PS5 é agora quase tão cara quanto a PS3, e na verdade, a maneira como tudo foi feito, faz lembrar os meses que antecederam o desastroso lançamento da Xbox One por parte da gigante Microsoft.
Claro que depois de 2 anos de mercado, isto não vai matar a PS5, nem deverá criar um grande impacto nas vendas da Sony, porque… Verdade seja dita, já ninguém encontrava consolas ao preço recomendado pela fabricante, em lado algum.
Contudo, a médio/longo prazo, isto poderá causar uma mudança muito significa na forma de estar e pensar dos jogadores, especialmente nesta altura em que as consolas começam a deixar de ser os tradicionais jardins super fechados e exclusivos. Como temos tido a oportunidade ver pela própria estratégia da Sony, que tem vindo a lançar vários dos seus projetos de sucesso no PC.
Além disto, é também inegável que os jogadores querem menos o ‘clássico’, para apostar em serviços muito ao estilo do Xbox Game Pass! Que claro está, não aumentou de preço! Bem, nem o Game Pass, nem as consolas Xbox Series S ou X. Aliás, a Microsoft não mexeu em absolutamente nada, está apenas e só a assistir às más escolhas da sua velha rival nesta geração.
No fundo, a Microsoft sabe que tem um ecossistema mais robusto, mais preparado, e por isso mesmo, é apenas uma questão de tempo até os jogadores começarem a pingar para o seu lado.
De certa forma, toda esta situação faz lembrar a passagem da PS2 para a PS3. Altura em que a Sony também sofreu com as suas próprias escolhas, apesar de todo o sucesso da PS2. Será que o passado recente (PS4) tem força para agarrar a Sony agora? Ou os jogadores vão queixar-se um bocado, mas vão aceitar o aumento de preço de 50€ sem grandes problemas?
Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!