PS5 ou Xbox Series X? Esqueçam! Novas placas gráficas a caminho!

Parece que a AMD e NVIDIA estão neste momento a preparar o terreno para um grandioso lançamento de produtos imediatamente antes da chegada das consolas de nova geração! O que claro está, vai dar um ‘boost’ muito interessante ao mundo do PC Gaming, na luta contra as consolas de nova geração PS5 e Xbox Series X.

PS5 ou Xbox Series X? Esqueçam! Novas placas gráficas a caminho!

PC

Portanto, já não é novidade para ninguém que a NVIDIA tem a sua nova arquitetura Ampere de 7nm pronta para a brilhar, e a AMD tem por sua vez a nova arquitetura RDNA 2 também de 7nm, que curiosamente irá dar vida às consolas de nova geração da Sony e Microsoft.

São duas novas arquiteturas que prometem mundos e fundos… Especialmente quando olhamos para o lado da AMD!

Ao fim ao cabo, o GPU de uma consola nunca pode ser grande, ou caro, caso contrário arruina completamente qualquer hipótese de retorno financeiro! Ainda assim, o GPU que a AMD oferece à Sony e Microsoft é extremamente poderoso, conseguindo 12 TFLOPs na Xbox Series X e 10 TFLOPs na PlayStation 5! Dito isto, se a AMD é capaz de oferecer esta performance num chip integrado, consegue imaginar aquilo que será capaz com uma placa gráfica dedicada?

Além da AMD, temos também a NVIDIA que parece estar com algum receio daquilo que a rival poderá ter para oferecer. Por isso, vai avançar com uma arquitetura realmente poderosa, oferecendo um aumento de performance entre os 50~75%, ao mesmo tempo que também traz um aumento bastante significativo na eficiência energética.



Dito tudo isto, o Digitimes já avançou que toda a indústria está a planear algo em grande para Setembro/Outubro. Aliás, as parceiras da AMD e NVIDIA já têm ordem para começar campanhas de descontos para os atuais produtos no mercado. Por isso, se por acaso precisa de uma placa gráfica, é boa ideia estar atento aquilo que poderá acontecer nas próximas semanas.

Conclusão – O PC vai ser o maior rival das consolas de nova geração?

Durante muitos anos, o PC ficou sempre esquecido nas lutas entre a Sony e Microsoft. No entanto, parece que as coisas mudaram bastante nos últimos tempos! Prova disso é a atual aposta da Microsoft na plataforma, bem como o facto da Sony estar a começar a levar alguns dos seus preciosos exclusivos para o PC.

Dito tudo isto, parece que 1 ou 2 meses antes do lançamento das novas consolas, vamos ter placas gráficas bombásticas de duas empresas com muito para provar. Claro que não estamos a falar de produtos baratos… Aliás, acredito que qualquer uma destas placas custe mais que uma PS5 ou Xbox Series X! Mas o seu potencial poderá ser também bastante mais alto! Especialmente quando temos em conta a flexibilidade e longevidade do PC em relação a uma simples consola.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário