Ainda se lembra de uma grandes novidades da PlayStation 5? Estamos a falar do metal líquido que sempre prometeu (e tem conseguido) manter as temperaturas do SoC sob controlo. Mas… Há um problema!
De facto, o problema com o metal líquido da PlayStation 5 está longe de ser novidade, mas agora começa a ganhar proporções preocupantes. Afinal, segundo novos relatos, cada vez mais consolas estão a falhar devido a este defeito de design, especialmente os modelos de lançamento que já saíram da garantia.
PS5: Metal líquido vai matar muitas consolas nos próximos anos
Portanto, no podcast Broken Silicon, o fundador da Alderon Games, Matthew Cassells, revelou que o seu estúdio começou a receber relatos de consolas PS5 a desligar do nada, após uma atualização do MMO Path of Titans.
A princípio, pensaram ser um problema comum, sugerindo limpezas ou verificações básicas. Mas com o número de queixas a aumentar, e até membros da equipa a sofrerem do mesmo, começaram a investigar mais a fundo. De quem é a culpa? Do metal líquido que escorre do dissipador quando a consola está na vertical, criando zonas secas no APU que provocam falhas críticas.
Curiosamente, quão mais exigente for o jogo, maior é a probabilidade de a consola se desligar. A taxa de falhas ronda os 2 a 3% entre os jogadores afetados, o que pode parecer pouco… até lembrarmos que a PS5 já vendeu mais de 50 milhões de unidades. Infelizmente, o pior é que este defeito é quase impossível de detetar ou prevenir por software, já que não existe forma oficial de monitorizar as temperaturas internas do CPU e GPU da consola.
A Sony terá tentado resolver o problema nas versões mais recentes, como a PS5 Slim e a PS5 Pro, adicionando pequenas saliências no processador e no dissipador para travar o escorrimento do metal. Mas a maioria das consolas em circulação são modelos antigos, claro está, agora fora de garantia.
Ah… E reparar este tipo de falha pode sair bem caro.
É por isso que algumas vozes se levantam para obrigar a Sony a criar um programa gratuito de reparação para as consolas afetadas. Algo que infelizmente não parece viável tendo em conta a dimensão do problema.
Sim, ainda não estamos perante um novo caso “Red Ring of Death” da Xbox 360, mas há um risco real de vermos muitas PS5 morrerem silenciosamente nos próximos dois anos.
Tem uma PS5 original?
- Não a use de “pé” (Vertical)