(PS5) Acha 825GB pouco? A Sony tem uma solução!

Como deve imaginar, num mundo em que qualquer jogo para a PlayStation 4 e Xbox One já ocupa entre 100~200GB de espaço no disco, muitos são os jogadores que não estão a achar muita piada ao tamanho do SSD super rápido da PlayStation 5… 825GB chegam para quê em 2020? Ou seja, a velocidade pode ser brutal, mas a capacidade parece ser demasiado limitada para esta altura do campeonato.

Pois bem, a Sony sabe disto melhor que ninguém, por isso, vai apostar em novas técnicas de compressão para evitar que os jogos sejam maiores e mais pesados que a consola propriamente dita. (Caso não saiba, a PS5 vai ser a maior consola alguma vez lançada, sendo a segunda mais pesada de sempre, link)

PS5 vai usar um novo tipo de compressão para poupar espaço no disco

825GB

Portanto, de acordo com um novo ‘leak’, a Sony inclui uma licença para um novo formato de compressão em todos os kits de desenvolvimento da PlayStation 5, denominado de Oodle. Sendo algo que representa um grande salto qualitativo em relação ao atual algoritmo de compressão.

Para um exemplo daquilo que vamos ter com uma textura Oodle:

  • Textura Original sem compressão: 127MB
  • Mistura de compressões: 78MB
  • Com Oodle Kraken: 70MB
  • Com Oddle Texture + Kraken: 40MB

Em suma, a compressão Oodle Texture + Kraken comprime o tamanho dos já comprimidos ficheiros de texturas em 32%. Assim, isto aumenta a velocidade de transferência para os 17.46GB/s, destruindo completamente a solução BCPack da Microsoft.

Mas será que isto irá ter um sério impacto no tamanho dos jogos de nova geração? 

É uma pergunta muito complicada, visto que ainda não fazemos ideia do tamanho dos jogos para a nova geração de consolas. Dito isto, num mundo em que CoD: MW já ocupa 222GB em alguns sistemas, é bom que a Sony e Microsoft cheguem a uma solução competente, caso contrário, vamos andar a apagar e a instalar jogos todos os dias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!