PS4 vs Xbox One: Como é que a consola da Sony teve tanto sucesso? – Muito resumidamente… Porque a Sony tomou as decisões certas, na hora certa! Afinal, como deve saber, a geração da PlayStation 4 inclui a Xbox One e Nintendo Wii U.
Mas em boa verdade, a Wii U nunca foi grande rival para as consolas da Sony e Microsoft… A consola da Nintendo teve um marketing muito estranho, em que durante um ano ninguém soube da sua existência.
Posteriormente, também não tinha grandes especificações técnicas… E assim, quando a PS4 e Xbox One chegaram ao mercado, foi completamente esquecida pela empresa Japonesa.
Por isso, vamos falar das duas grandes consolas desta geração, a Sony PlayStation 4 e Microsoft Xbox One, que curiosamente, foram anunciadas quase ao mesmo tempo. (Com a Microsoft a anunciar algumas semanas antes) Foi aqui que tudo começou…
O anúncio da Xbox One, foi de encontro a uma gigantesca onda de criticismo!
Era uma consola cara, tinha DRM online (tinha de ligar a Xbox à Internet, de x em x tempo), não podia jogar jogos emprestados, ou comprar jogos usados. Além disso, o grande foco da consola, nunca foi o gaming, mas sim o conteúdo multimédia.
Mas o que realmente ‘matou’ a Xbox logo no seu lançamento, foi a série de mentiras da Microsoft. Tais como, a afirmação de que a Xbox One não poderia funcionar sem o Kinect (um periférico que aumentava significativamente o preço do produto).
Mentiras que expuseram completamente a empresa, quando a Microsoft decidiu voltar atrás em todas as suas afirmações… E que a Sony aproveitou, sem dó nem piedade!
A Sony que vinha de uma PlayStation 3 que no fundo tinha sido um ‘fail’, aproveitou todos os erros da Microsoft, e anunciou a PS4 a um preço mais baixo, uma câmera que não era obrigatória, nada de DRM, e jogar jogos usados/emprestados, era tão simples quanto isto:
Esta jogada da Sony, fez com que a Microsoft desistisse das suas afirmações, o que claro está… Acabou por revelar, que tudo o que foi dito, não era 100% verdade.
Depois de tudo isto, os danos à consola da Microsoft, continuaram, e assim, a PlayStation 4 acabou por ser a escolha dos consumidores.
Afinal de contas, os títulos de lançamento para as ambas as consolas, eram até bem similares! Consistindo em ‘ports’ da PS3/XBOX 360! Mas aqui, os exclusivos fizeram a diferença.
Enquanto os exclusivos da PS4 tinham como objetivo demonstrar o poder da consola, os exclusivos da Xbox pareciam ‘Tech Demos’ para o Kinect…
O que levou a um aumento da popularidade da PS4 em relação à Xbox One, o que por sua vez, levou a que a Sony conseguisse fechar alguns acordos com a Activision, para conteúdos exclusivos para Call of Duty e Destiny.
PS4 vs Xbox One: Claro que com o passar do tempo, a Xbox One começou a recuperar… Mas já não foi a tempo!
Ao longo da geração, a Xbox One conseguiu recuperar algum terreno, com a introdução de uma melhoria no programa ‘Games With Gold’, e a implementação de retro-compatibilidade com os jogos da Xbox 360 e Xbox Original… Contudo, os Exclusivos continuaram a fazer a diferença.
A Microsoft até começou bem com Halo, Gears of War e Forza! Mas do nada, parece que perdeu forças… Os exclusivos começaram a ser adiados, ou até mesmo cancelados em 2017.
Devido a isto, a Sony voltou a aproveitar a situação da Microsoft, e lançou Horizon Zero Dawn e Persona 5, dois excelentes jogos, que roubaram todos os holofotes para a PlayStation 4.
Muito resumidamente, estas foram as razões mais importantes para o desfecho da atual geração de consolas. Aliás, é bem possível que neste momento, a Sony esteja mais preocupada com a Nintendo e sua consola híbrida Switch, do que com aquilo que a Microsoft está a preparar.
O que pode muito bem ser um erro! Afinal de contas, como deve saber, a Sony não irá comparecer à E3 2019… E este pode ser um excelente palco para a Microsoft apresentar sua nova consola, e começar já a trabalhar, rumo ao domínio da próxima geração!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!
Saiba mais sobre a PS4 aqui e Xbox One aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!