Inicio Especiais PS4 vs Xbox One: Como é que a consola da Sony teve...

PS4 vs Xbox One: Como é que a consola da Sony teve tanto sucesso?

PS4 vs Xbox One: Como é que a consola da Sony teve tanto sucesso? – Muito resumidamente… Porque a Sony tomou as decisões certas, na hora certa! Afinal, como deve saber, a geração da PlayStation 4 inclui a Xbox One e Nintendo Wii U.

Mas em boa verdade, a Wii U nunca foi grande rival para as consolas da Sony e Microsoft… A consola da Nintendo teve um marketing muito estranho, em que durante um ano ninguém soube da sua existência.

Posteriormente, também não tinha grandes especificações técnicas… E assim, quando a PS4 e Xbox One chegaram ao mercado, foi completamente esquecida pela empresa Japonesa.

Por isso, vamos falar das duas grandes consolas desta geração, a Sony PlayStation 4 e Microsoft Xbox One, que curiosamente, foram anunciadas quase ao mesmo tempo. (Com a Microsoft a anunciar algumas semanas antes) Foi aqui que tudo começou…

O anúncio da Xbox One, foi de encontro a uma gigantesca onda de criticismo!

Era uma consola cara, tinha DRM online (tinha de ligar a Xbox à Internet, de x em x tempo), não podia jogar jogos emprestados, ou comprar jogos usados. Além disso, o grande foco da consola, nunca foi o gaming, mas sim o conteúdo multimédia.

Mas o que realmente ‘matou’ a Xbox logo no seu lançamento, foi a série de mentiras da Microsoft. Tais como, a afirmação de que a Xbox One não poderia funcionar sem o Kinect (um periférico que aumentava significativamente o preço do produto).

Mentiras que expuseram completamente a empresa, quando a Microsoft decidiu voltar atrás em todas as suas afirmações… E que a Sony aproveitou, sem dó nem piedade!

A Sony que vinha de uma PlayStation 3 que no fundo tinha sido um ‘fail’, aproveitou todos os erros da Microsoft, e anunciou a PS4 a um preço mais baixo, uma câmera que não era obrigatória, nada de DRM, e jogar jogos usados/emprestados, era tão simples quanto isto:

Esta jogada da Sony, fez com que a Microsoft desistisse das suas afirmações, o que claro está… Acabou por revelar, que tudo o que foi dito, não era 100% verdade.

Depois de tudo isto, os danos à consola da Microsoft, continuaram, e assim, a PlayStation 4 acabou por ser a escolha dos consumidores.

PS4 XBOX One

Afinal de contas, os títulos de lançamento para as ambas as consolas, eram até bem similares! Consistindo em ‘ports’ da PS3/XBOX 360! Mas aqui, os exclusivos fizeram a diferença.

Enquanto os exclusivos da PS4 tinham como objetivo demonstrar o poder da consola, os exclusivos da Xbox pareciam ‘Tech Demos’ para o Kinect…

O que levou a um aumento da popularidade da PS4 em relação à Xbox One, o que por sua vez, levou a que a Sony conseguisse fechar alguns acordos com a Activision, para conteúdos exclusivos para Call of Duty e Destiny.



PS4 vs Xbox One: Claro que com o passar do tempo, a Xbox One começou a recuperar… Mas já não foi a tempo!

Ao longo da geração, a Xbox One conseguiu recuperar algum terreno, com a introdução de uma melhoria no programa ‘Games With Gold’, e a implementação de retro-compatibilidade com os jogos da Xbox 360 e Xbox Original… Contudo, os Exclusivos continuaram a fazer a diferença.

Xbox

A Microsoft até começou bem com Halo, Gears of War e Forza! Mas do nada, parece que perdeu forças… Os exclusivos começaram a ser adiados, ou até mesmo cancelados em 2017.

Devido a isto, a Sony voltou a aproveitar a situação da Microsoft, e lançou Horizon Zero Dawn e Persona 5, dois excelentes jogos, que roubaram todos os holofotes para a PlayStation 4.

Muito resumidamente, estas foram as razões mais importantes para o desfecho da atual geração de consolas. Aliás, é bem possível que neste momento, a Sony esteja mais preocupada com a Nintendo e sua consola híbrida Switch, do que com aquilo que a Microsoft está a preparar.

O que pode muito bem ser um erro! Afinal de contas, como deve saber, a Sony não irá comparecer à E3 2019… E este pode ser um excelente palco para a Microsoft apresentar sua nova consola, e começar já a trabalhar, rumo ao domínio da próxima geração!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Saiba mais sobre a PS4 aqui e Xbox One aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Não consegue meter as mãos numa RTX 30? De quem é a culpa?

Se por acaso ainda tem esperanças de meter uma RTX 30 no seu PC até ao fim do ano, talvez seja boa ideia tirar...

O PSVR2 vai trazer haptic feedback para o mundo do VR!

Ao que tudo indica, o novo e revolucionário comando DualSense não vai ser o único periférico ou acessório para a PlayStation 5 com a...

Surface Laptop 4 e Surface Pro 8: há novidades fresquinhas!

No próximo ano devemos ter uma atualização aos Surface Laptop e Surface Pro. Digo isto porque hoje as imagens do Surface Laptop 4 e...

Canon confirma publicamente ataque de ransomware e roubo

Ninguém está livre disto! A Canon confirmou que o ataque de Agosto foi causado por ransomware. Para além disso, os atacantes conseguiram roubar dados...

Google Chrome tem uma grande novidade! Veja como ativar!

Há excelentes notícias para quem usa o browser da Google. É que o Google Chrome vai permitir pesquisar pelas páginas web abertas que estejam...