Project Reunion: a arma que faltava à Microsoft no Windows 10!

A Microsoft anunciou o Project Reunion na conferência para programadores Build 2020 e pode ser a melhor tentativa desta empresa de melhorar a experiência de utilização das aplicações no Windows 10. O objetivo é diminuir o fosse que existe entre as duas plataformas principais de desenvolvimento das apps. Falo em concreto da UWP e Win32.

Project Reunion: a arma que faltava à Microsoft no Windows 10!

Desde o lançamento do Windows 8 e da interface conhecida por Metro UI, que a Microsoft tem tentado modernizar o Windows e as plataformas de desenvolvimento. Assim, tem estado a convencer os programadores a adotarem uma plataforma mais moderna e a suportarem a Windows Store.

Project Reunion Microsoft

Espera-se que o Project Reunion combine as duas plataformas de aplicações que referi acima. Assim os programadores poderão facilmente escrever aplicações com todas as funcionalidades mais recentes do Windows 10.

O Project Reunion não é um novo modelo de app e não inclui um novo conjunto de APIs. Em vez disso, melhora a experiência de desenvolvimento como refere o site Windows Latest.

O mundo do Win32 e das UWP é bem diferente. Sobretudo porque as duas plataformas disponibilizam ferramentas diferentes que melhoram a experiência de desenvolvimento. Assim isto significa que os programadores quando querem desenvolver algo, primeiro têm de decidir em que plataforma vão apostar e depois vão ficar com ela “para sempre”.

Project Reunion Microsoft

Por um lado se um programador começar a trabalhar numa app UWP e perceber que não é suficiente para o que quer, então tem de abandonar o projeto e começar do zero noutra plataforma. Por outro se optar pelo Win32 há muito poucos incentivos para passar para o UWP. É aqui que entra este Project Reunion.

Durante o Ignite 2021, a Microsoft explicou que o Project Reunion vai combinar os dois mundos. Assim não haverá propriamente uma divisão.

Se esta ideia funcionar todas as plataformas terão acesso a todas as funcionalidades. Assim para os programadores representa algo realmente grandioso. Resta-nos agora esperar para vermos como vai funcionar na prática.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10 volta a desgraçar as impressoras! E agora?

Parece mentira mas não é. Os updates da Microsoft voltaram a fazer das suas. Quando tudo parecia calmo e os problemas resolvidos, eis que...

Smartphones: Apple novamente nos comandos do mundo Premium

O iPhone 13 foi apresentado apenas há um par de dias, no entanto, a Apple tem tido tanto sucesso com o iPhone 12, que...

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!