Neste momento, está tudo a olhar com muita atenção para o que está prestes a chegar ao mercado, na forma dos processadores Intel Core 13000, e claro, processadores Ryzen 7000 da AMD.
No entanto, como deve imaginar, tanto a Intel como a AMD não estão sentadas à sombra da bananeira enquanto preparam o lançamento da sua nova geração de produtos. Especialmente a Intel, que se vê com demasiada concorrência à sua volta, e por isso mesmo, está pronta a experimentar coisas novas, e fora da caixa.
Processadores com Ray Tracing? Aposta da Intel!
Portanto, um novo compilador gráfico encontrado no GitHub da Intel, parece apontar para a inclusão de funcionalidades Ray-Tracing diretamente no processador. Uma nova tecnologia, que deve chegar ao mesmo tempo que a Intel passa para o seu mais recente processo de produção Intel 4 (7nm).
Ou seja, muito resumidamente, os novos Intel Core 14000 (Meteor Lake) vão trazer suporte a hardware Ray-Tracing, com uma grande aposta em núcleos de processamento gráfico derivados da arquitetura Xe-HPG, em vez da atual Xe-LP (Low-Power). Além de tudo isto, é esperado que o iGPU dos novos processadores seja extremamente mais poderoso! Isto, ao contar com 196 EUs, em vez de apenas 96.
Assim, além de uma grande melhoria na performance computacional (20%+). É esperado também uma grande melhoria na performance gráfica, e pelos vistos, também no leque de funcionalidades disponível.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Uma resposta da Intel aos APUs cada vez mais interessantes da rival AMD? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!