Processador acabou de chegar aos 5Ghz a consumir apenas 1 Watt!

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em 2010, teve o grande objetivo de criar uma nova arquitetura RISC com o intuito de ser extremamente simples e eficiente, ao mesmo tempo que também era open-source.

Pois bem, deste projeto temos agora o nascimento do RISC-V ISA, a quinta iteração da ideologia apresentada pela arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computing). Uma maneira de fazer e pensar que começa a ganhar cada vez mais popularidade, e que por isso também começa agora a ser mais comum nos processadores que dão vida aos nossos aparelhos do dia-a-dia.

Mas claro está, ainda não tivemos nenhum produto tão interessante quanto este…



Processador acabou de chegar aos 5Ghz a consumir apenas 1 Watt!

5ghz a

Portanto, estamos a falar de um novo processador RISC-V ISA capaz de chegar aos 5GHz ao consumir apenas 1 Watt de energia. Algo incrível! O chip corre a 1.1 Volts, sendo extremamente eficiente no uso dos recursos que recebe.

Pois bem, se por acaso está curioso quanto à performance, o processador é capaz de chegar aos 13000 CoreMarks quando chega aos 5GHz. Contudo, este nem é o produto mais rápido da equipa, sendo isto basicamente uma prova de que a arquitetura é mesmo muito eficiente.

Ao fim ao cabo, a equipa tem produtos capazes de chegar aos 110000 CoreMarks por Watt, por isso, é notório que temos aqui um projeto muito interessante que no futuro poderá dar que falar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Newsletter Leak: Novidades, descontos exclusivos e prémios!

A Newsletter Leak está de volta. Agora pode receber diariamente os principais destaques no seu email. Mas há mais. Vamos dar descontos exclusivos aos seguidores da Newsletter, dentro da nossa rede de parceiros. Vamos ter também prémios para oferecer. Por esse motivo não perca tempo e subscreva já a Newsletter. Pode fazê-lo aqui.

Com a correria do dia-a-dia por vezes não temos tempo para estar a par de todas as notícias. Agora pode receber os principais destaques, diariamente, no seu email. Como só lhe queremos dar as informações mais importantes, selecionamos as principais.

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também