Microsoft corre para corrigir problemas críticos no Windows 10

No ano passado, a Microsoft confirmou um bug que impedia as pessoas de repor o Windows 10. Ou seja, de o colocar como se o computador estivesse a acabar de sair da loja. Lembro que esta função está dentro da aplicação configurações. Dito isto, permite aos utilizadores remover todos os ficheiros e reinstalar o sistema operativo quando algo de grave acontece. Mas há mais problemas no Windows 10 da Microsoft.

Microsoft corre para corrigir problemas críticos no Windows 10

Assim um bug estranho num update desativou esta função para algumas pessoas que executam o Windows 10 versão 1809 ou mais recente. Assim surge a mensagem de erro: “Ocorreu um problema ao reiniciar o seu PC. Nenhuma alteração foi feita”.

Num documento de suporte, a Microsoft revelou que apenas algumas configurações eram afetadas e a gigante da tecnologia está agora a lançar uma correção completa através das atualizações cumulativas de janeiro de 2021. Se ainda não for possível executar a função “Repor este PC”, a Microsoft recomenda tentar o comando Deployment Image Servicing Management (DISM).

Microsoft problemas

Entretanto depois das atualizações cumulativas de dezembro de 2020, surgiu outro bug crítico no Windows 10. Encrava os PCs com um erro de ecrã azul quando os utilizadores executam a ferramenta Check Disk.

A Microsoft revelou que o erro ‘NTFS FILE SYSTEM’ ocorre apenas em certas circunstâncias. Entretanto a correção chega com as atualizações cumulativas de janeiro de 2021.

Windows 10 smartphones, Windows 10 novo update

O update do Windows 10 de janeiro de 2021 já está disponível para PCs com as versões 20H2, 2004 e 1909. Assim, e para além do que referimos chega com importantes correções de segurança para mais de 83 falhas no sistema operativo Windows e outros produtos. Entretanto, o update do Windows 10 de janeiro de 2021 corrige uma falha zero day no antivírus Microsoft Defender.

A falha pode ser explorada em sistemas quando os utilizadores abrem um ficheiro malicioso com o Microsoft Defender ativado. Mas como parte do update do Patch Tuesday de janeiro de 2021, a Microsoft também corrigiu bugs que atingiam o serviço de armazenamento do Windows e periféricos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também