Atenção: está com problemas no Chromecast? Não é o único!

Atualização: A Google está a par deste problema e entretanto solicitou aos utilizadores que não façam restauro de fábrica com o objetivo de resolverem o problema. Ou seja é uma questão de aguardarem.

Os utilizadores dos dispositivos Chromecast e Chromecast Audio de segunda geração da Google estão a enfrentar problemas significativos, com os seus dispositivos incapazes de transmitir qualquer conteúdo. Os relatos têm inundado o Reddit e outros fóruns, como deu conta o site AndroidAuthority com utilizadores frustrados a depararem-se com uma mensagem de erro que os impede de utilizar os seus dispositivos. Assim se está com problemas no Chromecast não é o único.

Utilizadores estão a queixar-se de problemas no Chromecast

O problema começou por ganhar força no subreddit r/googlehome, onde vários utilizadores partilharam as suas experiências de impossibilidade de ligação ao Chromecast (2.ª geração). Outros utilizadores no tópico confirmaram ter enfrentado o mesmo problema, com relatos provenientes de diferentes países. Ou seja, isto sugere que não se trata de um problema isolado.

Entretanto os utilizadores tentaram métodos comuns de resolução de problemas. Ou seja, reiniciar, repor as definições de fábrica, reinstalar a aplicação Google Home, limpar a cache/dados e até tentar redes diferentes. No entanto nenhum destes passos parece resolver o problema.

atenção: está com problemas no chromecast? não é o único!
Fonte

Outra variante do problema

Alguns utilizadores também relatam ter visto outra variante do problema com uma mensagem de erro que diz: “Dispositivo não fiável: Não foi possível verificar [nome]. Isto pode ser causado por um firmware de dispositivo desatualizado.” A mensagem de erro apenas oferece uma opção para fechar a caixa de diálogo, o que significa que os utilizadores ficam completamente impedidos de aceder aos conteúdos.

O problema parece afetar apenas os modelos mais antigos do Chromecast, especificamente o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio. Os modelos mais recentes, como o Chromecast (3ª geração) e o Chromecast Ultra, estão a funcionar sem problemas.

Naturalmente, muitos utilizadores estão preocupados com a possibilidade de a Google ter eliminado silenciosamente o suporte para estes modelos mais antigos do Chromecast, bloqueando-os de um dia para o outro. Dado o histórico do Google de encerrar produtos sem muito aviso, essa preocupação não é totalmente injustificada.

No entanto, com base na natureza da mensagem de erro, parece mais provável que se trate de um erro do que de um encerramento intencional. Se a Google tivesse planeado descontinuar o suporte, seria de esperar um anúncio oficial. Ou pelo menos uma mensagem mais clara a explicar que os dispositivos já não eram suportados. A redação do erro “Dispositivo não fiável” sugere, pelo contrário, algum tipo de falha na verificação do firmware, que poderia ser resolvida com uma correção do lado do servidor.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...