Adeus Chromecast Audio: Foi bom conhecer-te (ou não)

O Chromecast Audio foi lançado em Setembro de 2015. O princípio era simples. Dar funcionalidades avançadas às colunas mais normais do mundo. Nunca me passou nenhum pelas mãos e apenas tenho um Chromecast normal que por vezes dá muito jeito, especialmente nas férias.

Voltando à versão sonora deste dispositivo, eis que a Google revelou que vai descontinuar o Chromecast Audio. Esta decisão surge três anos depois do lançamento mas já vamos explicar como é que isto foi descoberto.

Um cliente inglês (que partilhou a sua história no Reddit) comprou um Chromecast Audio online, sendo que o pedido foi posteriormente cancelado. Quando quis descobrir o motivo, o atendimento ao cliente revelou que a Google ia matar o produto e como tal a compra não iria acontecer.

Entretanto a Google confirmou ao site 9to5Google que de facto este produto seria abandonado. Esta foi a resposta oficial:

O nosso portfólio de produtos continua a evoluir. Agora temos uma variedade de produtos para os utilizadores aproveitarem o áudio. Assim, parámos de fabricar os nossos produtos Chromecast Audio. Vamos continuar a garantir a assistência para os dispositivos Chromecast Audio de modo a que os utilizadores continuem a ouvir músicas, podcasts e muito mais.

A Google está claramente mais interessada em fazer com que as pessoas se virem para o Google Home. É que estes dispositivos podem-se ligar facilmente a altifalantes preparados para Bluetooth, embora não seja a mesma coisa.

Com tantos Chromecast Audio que tenho visto aqui e ali em Portugal, apesar de estarem descontinuados, não é má ideia comprarem. Mas atenção, façam-no apenas se o preço for realmente muito bom!

Por outro lado, o Chromecast normal é um dispositivo com muito sucesso. De facto e apesar de “antigo” continua a vender-se muito bem. Levo sempre comigo nas férias, ligo à televisão e apenas necessito do smartphone com o Netflix instalado, para ver todas as séries que durante o resto do ano nunca consigo ver.