Se começar a notar alguns problemas eléctricos no seu veículo, como o facto de as luzes anteriores não acenderem quando abre as portas ou o rádio se desligar, poderá estar perante problemas com fusíveis no seu carro. De facto, isto é mais comum do que se pensa.
A importância dos fusíveis
Os fusíveis funcionam como guardiões dos componentes electrónicos do seu veículo. Sem eles, as correntes eléctricas sobrecarregadas podem sobreaquecer os fios, derreter o isolamento e provocar incêndios. Os fusíveis ajudam a garantir que as correntes eléctricas se mantêm a um nível funcional. Se ficarem demasiado altas, o fusível queimará como forma de impedir mais danos eléctricos.
As caixas de fusíveis alojam os fusíveis e os relés, o que ajuda a evitar que sejam danificados pelas condições climatéricas, pela água e por outras condições. Iremos discutir porque é que os fusíveis queimam e como substituí-los.
Porque se queimam os fusíveis
Volta e meia os automóveis ficam com problemas elétricos. Se estiver a ter problemas estes podem ser os culpados:
Substituição de fusíveis defeituosa:
Existem muitos tipos de fusíveis, tanto em termos de material como de amperagem. Se os fusíveis continuarem a rebentar, é possível que tenham sido substituídos por um fusível com uma amperagem superior ou inferior à necessária. Deve ser possível localizar um diagrama no manual do seu veículo que mostrará a amperagem necessária para cada fusível e cada circuito em que está colocado. Se ainda não tiver a certeza da amperagem dos seus fusíveis, consulte um profissional de automóveis para encontrar os fusíveis certos para os locais corretos.
Um curto-circuito no sistema elétrico
Um curto-circuito ocorre quando há uma má ligação entre dois condutores que fornecem eletricidade, o que provoca uma sobrecarga no circuito. Esta sobrecarga provoca a queima do fusível para evitar que a cablagem sobreaqueça e derreta.
Os curtos-circuitos são fáceis de reparar, mas podem por vezes ser difíceis de encontrar no sistema elétrico, uma vez que há algumas coisas que os podem provocar. Os curtos-circuitos podem resultar do mau funcionamento de um dispositivo elétrico. Por exemplo, um dano interno no motor do limpa para-brisas pode fazer com que flua mais corrente do que o normal, o que provoca um curto-circuito. Os condutores expostos a fugas ou outros elementos podem ser outra causa de curto-circuitos, uma vez que o fluido entra nos cabos e nos pontos de ligação.
Desgaste no isolamento dos fios
Se a cablagem estiver desgastada ao ponto de ficar exposta, o fio pode tocar na estrutura metálica ou na superfície externa. Isto também provoca um curto-circuito. Mesmo que o fio se mova muito e só entre em contacto com a superfície ocasionalmente, estes curtos-circuitos intermitentes acabarão por levar a um fusível queimado.
Onde encontrar as caixas de fusíveis?
A maioria dos veículos tem duas caixas de fusíveis. A primeira encontra-se no compartimento do motor. Esta é utilizada para proteger os componentes do motor, incluindo a bomba dos travões antibloqueio, o sistema de arrefecimento, bem como a unidade de controlo do motor.
A segunda está localizada no painel de instrumentos do lado do condutor. Esta caixa de fusíveis protege o sistema elétrico interior. Cada caixa de fusíveis tem vários fusíveis e relés no interior para os manter protegidos dos elementos exteriores. Normalmente, não é necessário reparar ou substituir a caixa de fusíveis, a menos que tenha havido danos físicos graves no veículo ou problemas eléctricos.
Como substituir os fusíveis
Utilize o manual do veículo para localizar as suas caixas de fusíveis. Quando encontrar a caixa correta, retire o painel frontal. No manual, encontrará um diagrama que lhe permite saber qual o fusível designado para cada componente, o que o ajudará a saber qual o fusível que está queimado.
Quando substituir os fusíveis, recomenda-se que utilize a amperagem exata do fusível que está a substituir. Não misture fusíveis de 10 amperes com fusíveis de 30 amperes, pois isso só levará a outro fusível queimado e a mais danos no componente. Para que não haja confusão, haverá uma gama de números e cores na caixa de fusíveis que coincidirá com o diagrama que mostra os níveis de potência necessários para cada fusível.
Depois de ter substituído o fusível avariado, pode ligar a ignição para ver se o seu trabalho valeu a pena. Se esse mesmo fusível não funcionar de todo ou voltar a rebentar pouco depois de o substituir, poderá ter de levar o veículo a um mecânico para ver o que se passa com esse componente elétrico específico. De facto, não se devem descurar os problemas com fusíveis.
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