No final de junho de 2024, a Microsoft confirmou um bug estranho em certas edições e configurações do Windows 11. Assim a empresa revelou que as edições do Windows N e as versões regulares com determinadas funções desativadas sofriam com uma barra de tarefas avariada, fazendo com que ela parasse de responder ou até mesmo desaparecesse do ecrã. Agora, o problema está finalmente resolvido.
Windows 11 já tem solução para o problema da barra de tarefas!
O problema com a barra de tarefas afligia principalmente os utilizadores do Windows N. É uma edição especial com determinadas funcionalidades multimédia desactivadas por defeito e outras edições com “Funcionalidades Multimédia” desactivadas no Painel de Controlo. Nas notas oficiais de lançamento do KB5040442, as atualizações do Patch Tuesday de julho de 2024 do Windows 11, a Microsoft confirmou que a barra de tarefas já deve estar a funcionar normalmente.
Eis o que disse a Microsoft:
Barra de tarefas (problema conhecido) Poderá não ser possível visualizar ou interagir com a barra de tarefas depois de instalar o KB5039302. Este problema ocorre em dispositivos que executam a edição Windows N. Esta edição é semelhante às outras edições, mas não possui a maioria das ferramentas relacionadas com multimédia. O problema também ocorre se desativar as “Funcionalidades Multimédia” no Painel de Controlo.
A KB5040442 é uma atualização obrigatória, uma vez que contém importantes actualizações de segurança. Isto significa que o seu sistema irá descarregá-la e instalá-la sem pedir permissão. No entanto, pode acelerar o processo indo a Definições > Windows Update e clicando em “Verificar actualizações”. Em alternativa, aceda ao Catálogo do Microsoft Update e transfira um pacote de instalação offline. Está disponível aqui.
Existe ainda um problema conhecido que a Microsoft tem de resolver. Nas versões 22H2 e 23H2 do Windows 11, os utilizadores empresariais não podem atualizar da edição Pro para a Enterprise, mesmo com uma licença válida. A Microsoft está a trabalhar numa correção para este problema.
Entretanto caso não tenha reparado, a Microsoft emitiu recentemente um aviso de que as versões 21H2 e 22H2 do Windows 11 atingiriam o fim do suporte em menos de 90 dias. Os clientes que mantiverem essas versões serão actualizados à força para a versão 23H2, que é atualmente a versão mais recente do Windows 11.