Inicio Hardware Primeiros módulos de RAM DDR5 já chegaram ao mercado!

Primeiros módulos de RAM DDR5 já chegaram ao mercado!

Já andamos a ouvir falar da memória RAM DDR5 há vários anos! No entanto, é inegável dizer que nunca estivemos tão perto de meter um destes módulos no nosso PC como agora. Ao fim ao cabo, os primeiros módulos já chegaram ao mercado pelas mãos da SK Hynix.

Obviamente que este novo produto não tem ainda como objetivo o mercado gaming, ou mercado mainstream de computadores. O foco é ainda o mundo dos servidores, inteligência artificial, etc…



Os primeiros módulos de memória RAM DDR5 já chegaram ao mercado!

de RAM DDR5

Portanto, as coisas estão mesmo a aumentar de velocidade no mundo da memória RAM. Afinal, foi originalmente em 2018 que a SK Hynix anunciou o desenvolvimento dos primeiros chips de RAM DDR5 de 16 Gigabit (Gb). Prometendo velocidades entre os 4800MHz e os 5600MHz, ou seja, memória ~1.8x mais rápida que a atual RAM DDR4 ‘standard’ (sem OC).

Dito tudo isto, apesar do aumento de velocidade, a memória DDR5 irá ser mais eficiente no consumo de energia, funcionando a menos 0.1V (1.1V em vez de 1.2V).

Curiosamente, não fazemos ainda ideia da capacidade destes módulos de memória RAM, mas a SK Hynix afirma que poderá ser possível chegar aos 256GB no futuro, ao utilizar tecnologia TSV (empilhamento de chips).

Entretanto, apesar de este lançamento não estar apontado aos consumidores ‘normais’, a SK Hynix já prometeu kits de memória DDR5-8400 para este mercado, o que teoricamente oferece 67.2 GB/s de largura de banda, algo que esmaga o máximo de 25.6 GB/s da memória DDR4.

Além disto, um roadmap da AMD mostra que já existem planos para trazer o DDR5 para as máquinas mainstream do mercado. Muito provavelmente com a chegada da arquitetura Zen 4, visto que em 2021 vamos ter processadores baseados na arquitetura Zen 3+.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...

Filme “It” é ou não baseado em fatos reais? Sim e não!

Desde que foi lançado em todo o mundo, "It" tem sido considerado por muitos um dos melhores e mais assustadores filmes de terror de...

Volte-face! A RTX 3080 fica atrás da nova RX 6800 em tudo!

Como noticiámos há alguns dias, as novas placas da AMD já andam por aí há algum tempo, no entanto, foram enviadas com drivers 'especiais'...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...