Primeiros módulos de RAM DDR5 já chegaram ao mercado!

Já andamos a ouvir falar da memória RAM DDR5 há vários anos! No entanto, é inegável dizer que nunca estivemos tão perto de meter um destes módulos no nosso PC como agora. Ao fim ao cabo, os primeiros módulos já chegaram ao mercado pelas mãos da SK Hynix.

Obviamente que este novo produto não tem ainda como objetivo o mercado gaming, ou mercado mainstream de computadores. O foco é ainda o mundo dos servidores, inteligência artificial, etc…



Os primeiros módulos de memória RAM DDR5 já chegaram ao mercado!

Portanto, as coisas estão mesmo a aumentar de velocidade no mundo da memória RAM. Afinal, foi originalmente em 2018 que a SK Hynix anunciou o desenvolvimento dos primeiros chips de RAM DDR5 de 16 Gigabit (Gb). Prometendo velocidades entre os 4800MHz e os 5600MHz, ou seja, memória ~1.8x mais rápida que a atual RAM DDR4 ‘standard’ (sem OC).

Dito tudo isto, apesar do aumento de velocidade, a memória DDR5 irá ser mais eficiente no consumo de energia, funcionando a menos 0.1V (1.1V em vez de 1.2V).

Curiosamente, não fazemos ainda ideia da capacidade destes módulos de memória RAM, mas a SK Hynix afirma que poderá ser possível chegar aos 256GB no futuro, ao utilizar tecnologia TSV (empilhamento de chips).

Entretanto, apesar de este lançamento não estar apontado aos consumidores ‘normais’, a SK Hynix já prometeu kits de memória DDR5-8400 para este mercado, o que teoricamente oferece 67.2 GB/s de largura de banda, algo que esmaga o máximo de 25.6 GB/s da memória DDR4.

Além disto, um roadmap da AMD mostra que já existem planos para trazer o DDR5 para as máquinas mainstream do mercado. Muito provavelmente com a chegada da arquitetura Zen 4, visto que em 2021 vamos ter processadores baseados na arquitetura Zen 3+.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!