Xiaomi 15 – Como é normal, estamos todos de olhos postos no evento da Apple desta segunda-feira, onde devemos dar as boas vindas aos novos iPhone 16, e também aos novos relógios Apple Watch Series 10.
Mas, além disso, temos também de ter pelo menos um olhinho posto naquilo que vem a seguir. Afinal, a nova geração de smartphones Android está prestes a começar, e ao que tudo indica, vai trazer muitas e boas melhorias para cima da mesa.
Primeiro smartphone de nova geração é este!
Portanto, apesar de uma antecipação por parte da Qualcomm e MediaTek, que deverão lançar os seus novos processadores um pouco mais cedo, tudo indica que a Xiaomi vai continuar a ser a primeira fabricante de renome a adotar as mais recentes tecnologias do mundo mobile. Ou seja, os Xiaomi 15 vão ser os primeiros smartphones Android do mercado com acesso a processadores de 3nm.
Quando dizemos processadores, no plural, significa que, apesar da excelente relação que a Xiaomi tem com a Qualcomm, a gigante Chinesa pode optar por uma estratégia um pouco diferente daquela que a Samsung adotou. Porém, isto ainda não está confirmado. Ou seja, diferentes modelos podem chegar ao mercado com processadores diferentes! Os mais baratos com MediaTek Dimensity 9400, enquanto os mais caros chegam equipados com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen4.
Isto é curioso, porque a Xiaomi é consistentemente a primeira fabricante a adotar os mais recentes processadores desde 2013. Altura em que o Mi 3 chegou ao mercado com o Snapdragon 800.
O que muda?
Bem, além da adoção do novo processador, a Xiaomi afirma que esta vai ser a melhor subida de performance da história para a empresa, graças a algumas otimizações muito necessárias no lado do software.
Mas… Há um problema!
A Xiaomi é sempre a primeira, porém, nunca faz um lançamento global.
Por isso, apesar do facto de os Xiaomi 15 serem os primeiros smartphones de nova geração. Não é expectável que cheguem à Europa ao mesmo tempo que chegam ao mercado Chinês.
- Os Xiaomi 15 devem chegar à Europa apenas em Fevereiro, por volta da MWC.
Este é um dos grandes problemas da Xiaomi, que continua a não ser uma fabricante realmente global, por não fazer lançamentos Globais.