Primeiro smartphone com RAM LPDDR5X está a caminho!

Como deve saber, a evolução no mundo dos smartphones não tem fim à vista, temos sempre novas versões de componentes a serem lançadas, e a seu tempo, a serem implementadas nos mais variados aparelhos. No entanto, a verdade é que nos tempos que correm, nem sempre as mais recentes versões aparecem pela primeira vez nos topos de gama mais desejados do mercado.

Afinal de contas, o sensor de 200MP da Samsung vai aparecer pela primeira vez num smartphone da Motorola, e ao que tudo indica, os novos chips de memória RAM LPDDR5X, também eles de produção Samsung, vão aparecer pela primeira vez no GT2 Explorer Master da Realme, uma submarca da Oppo.

- Publicidade -

Primeiro smartphone com RAM LPDDR5X está a caminho!

Portanto, a Realme decidiu dar o primeiro passo, ao apostar num novo topo de gama amigo da carteira, denominado de GT2 Explorer Master. Que além deste tipo de memória, também chega ao mercado equipado com o novo SoC Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1, o mesmo exato SoC que podemos encontrar no ASUS ROG Phone 6.

Assim, apesar do facto de nem a Samsung ter ainda smartphones equipados com este tipo de memória, e tudo indicar que nem os novos Galaxy Z Fold vão contar com a tecnologia, eis que aparecer a Oppo, com a sua submarca Realme, a fazer das suas. Mas… O que muda?

Muito resumidamente, comparativamente à memória LPDDR5, a nova LPDDR5X é 1.3 vezes mais rápida, ao oferecer velocidades à volta dos 8.5 Gbps, em vez de 6.4 Gbps. Além disto, os novos chips também são mais eficientes no campo do consumo de energia. Contudo, como nem tudo pode ser bom… São chips mais caros, o que por sua vez pode acabar por encarecer o aparelho. Especialmente porque também temos o SoC mais caro do mercado envolvido na equação.

Infelizmente, ainda não conhecemos o seu preço na China, o primeiro território a receber o GT2 Explorer Master. Aliás, ainda nem sabemos se o smartphone chega à Europa, pelo menos de forma oficial.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou as fabricantes deveriam primar mais pelos preços, e menos pelos avanços tecnológicos que poderão acabar por ter um pobre impacto na performance propriamente dita? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.