Quer maior prova de que o futuro é elétrico do que esta? A Lamborghini vai apresentar o seu primeiro supercarro elétrico amanhã (18 de Agosto), e ao que tudo indica, vai ser um automóvel capaz de impor respeito a sério.
Primeiro Lamborghini elétrico é apresentado amanhã!
Something new and truly thrilling is about to be unveiled.
August 18th.
Save the date.#Lamborghini pic.twitter.com/9NeY5igK7c— Lamborghini (@Lamborghini) August 14, 2023
Portanto, tal e qual como a grande maioria das fabricantes automóvel, a Lamborghini também tem planos para entrar a sério neste novo mundo, depois de ter apresentado o seu plug-in híbrido no início do ano, o Lamborghini Revuelto.
Porém, este primeiro supercarro elétrico vai ser ainda uma espécie de “conceito” e não um modelo final para comercialização. Ou seja, esta é a visão atual da marca para um supercarro 100% elétrico. Visão que pode mudar até à altura do lançamento. Afinal de contas, não é esperado que a Lamborghini comece a produzir este veículo em massa até ao final da década.
Porquê tanto tempo de espera?
Velocidade está sempre de mãos dadas com potência, mas também com o peso. Infelizmente, apesar de poderosa, a tecnologia que dá vida à grande maioria dos carros elétricos é ainda demasiado pesada para realmente dar o “feeling” de condução que este tipo de fabricante pretende para os sues automóveis.
Sendo exatamente por isso que a Lamborghini quer apresentar um conceito para deixar os entusiastas de água na boca, mas não tenciona lançar nada até que exista uma evolução considerável tecnológica. Basicamente, a Lamborghini só vai lançar um supercarro 100% elétrico quando as baterias deixarem de ser tão grandes e pesadas.
É exatamente por isso que o Revuelto é um supercarro híbrido, ao conseguir conjugar as vantagens dos dois mundos, combustão e elétrico, num único automóvel. (Motor a Combustão + 3 motores elétricos). Caso não saiba, este automóvel conta com 1001 cavalos de potência, 595 de binário, tem tração às quatro rodas, e chega aos 100 km/h em apenas 2.5s.
O poderio é tanto que a Lamborghini pretende eletrificar toda a sua frota até ao fim de 2023. Mas, mais uma vez… O seu primeiro carro 100% elétrico só deverá ser uma realidade lá para 2028 ou 2029.