Como já deve ter adivinhado, a crise de produção continua a fazer das suas, um pouco por todos os mercado. O que por sua vez resultou em consumidores menos compradores de consolas, com uma queda de 10% a ser verificada no mercado Norte-Americano, em 2021. No entanto, em valores propriamente ditos, foi gasto mais dinheiro (+9%) em hardware focado nos jogos.
Muito resumidamente, as consolas estão mais caras, e por isso dão mais dinheiro. Mas há poucas unidades no mercado, por isso, está-se a vender menos, comparativamente ao ano passado.
Poucas consolas vendidas! Bem… Porque não há consolas
Portanto, antes de mais nada, apesar do hype à volta das consolas de nova geração, é preciso salientar que a Nintendo Switch é a consola mais vendida do ano, sendo também o hardware focado nos jogos, que mais dinheiro deu a ganhar.
A Nintendo perdeu esta posição em Setembro, mas rapidamente a recuperou em Outubro, e ao que tudo indica, a tendência é para continuar no poleiro, especialmente agora, que o modelo OLED parece estar a vender que nem pãezinhos quentes.
Ainda assim, em Novembro, as vendas caíram 38% face ao mesmo período do ano passado. Estamos a falar de números mínimos, desde 2016. Um fenómeno interessante, mas que nada tem a ver com a procura. Muito resumidamente, não há consolas no mercado!
Para ter noção da crise, a Nintendo, que anda a produzir a sua Switch desde 2016, vai falhar a sua quota de produção para 2021, em mais de 20%. Estamos a falar de uma consola pouco complexa, e que mesmo com o modelo OLED, pouco mudou em termos de componentes internos chave.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Anda a tentar comprar uma consola ‘das novas’ para o Natal de 2021? Boa sorte! Vai precisar de muita, para conseguir o seu objetivo. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.