Saber que Portugal importa muitos carros usados de outros paÃses, nomeadamente da Alemanha, não é de todo uma novidade. É uma prática muito comum e antiga, com variados nÃveis de sucesso. Aliás, existem várias empresas completamente focadas neste tipo de serviços!
Infelizmente, esta é uma consequência do sistema fiscal Português, em que esquecendo o estado do veÃculo importado, é quase sempre mais vantajoso ir buscar um modelo de maior cilindrada, com mais extras, porém quase sempre “antigo”, lá fora, do que é comprar o mesmo carro dentro de portas.
Mas, ainda assim, ficar a saber dos números reais… É assustador!
Carros: Portugal importa metade das vendas de novos em viaturas usadas
Portanto, de forma muito resumida, Portugal importou cerca de 100 mil carros usados em 2023, o que equivale a mais ou menos metade das vendas de carros novos na região, durante o mesmo perÃodo. É uma percentagem impressionante, que normalmente apenas se vê nos paÃses de leste.
Curiosamente, é também uma percentagem que significa uma descida, visto que estes números já andaram acima dos 60% há alguns anos atrás.
Mais uma vez, temos de salientar que tudo isto é uma consequência direta da tributação automóvel completamente desadequada que se pratica em Portugal, que ao mesmo tempo acaba por travar a evolução da nossa frota automóvel.
Afinal, em vez de ser possÃvel comprar algo mais moderno, seguro e económico, muitos Portugueses optam por comprar “chaços”, que não fazem ideia de como estão a nÃvel de interiores e mecânica, têm menos ajudas à condução, mas normalmente trazem mais extras, mais cilindrada, e claro, mais cavalos. É um desfavor à população, em um dos paÃses com mais mortes na estada na União Europeia.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É fã de importações? Ou prefere comprar um automóvel de uma gama mais baixa, de uma marca menos reputada, mas muito mais recente e por isso moderno? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!