Portátil com o ecrã partido? Ainda pode fazer isto!

Por muito cuidado que tenhamos a verdade é que os acidentes podem acontecer, especialmente quando se trata de um computador portátil. É que embora estejam mais resistentes há sempre uma parte mais sensível: o ecrã. Quando menos esperamos algo pode acontecer. Por exemplo o meu filho lembrou-se de colocar um carro em cima do teclado do portátil e fechar o ecrã. O resultado foi um portátil com o ecrã partido. Quando isto acontece não temos grandes alternativas. Podemos repará-lo, colocá-lo na gaveta ou tentarmos dar-lhe alguma vida com utilizações alternativas. É exatamente isso que vamos explorar neste artigo.

Embora possa ter de ser um pouco criativo na forma como o utiliza, um ecrã partido normalmente não precisa de ser reparado imediatamente. Por isso, na maioria dos casos, poderá continuar a utilizá-lo. Antes de procurar uma forma alternativa de continuar a utilizar o seu computador portátil, determine primeiro se o problema é apenas com o ecrã ou com o próprio computador portátil.

Comece por verificar se existem danos visíveis no ecrã, tais como fissuras, marcas de pressão ou descoloração. Se existirem, é provável que o problema seja o ecrã. Se o ecrã ficar completamente vazio, tente ligar o computador portátil a um monitor externo. Entretanto se o monitor funcionar bem, é provável que a falha seja do ecrã do seu computador portátil. Se o seu computador portátil tiver sido exposto a humidade recentemente, os danos provocados pela água também podem ser os culpados. Assim é melhor mandar examinar o seu dispositivo por um profissional.

Reparar pixéis mortos e ecrãs rachados

Infelizmente, se o seu ecrã estiver rachado, não há muito que possa fazer sozinho. Um ecrã rachado requer normalmente a substituição total do ecrã, o que é melhor feito por um profissional. Se tiver experiência em reparações ou estiver disposto a correr o risco, pode tentar repará-lo em casa. No entanto, se a fissura for pequena, pode continuar a utilizar o portátil, mas evite aplicar pressão extra para evitar que a fissura se espalhe.

(análise) asus vivobook s15: portátil com ia e muita bateria!Se o problema não for com o ecrã em si, como um ecrã intermitente ou pixéis presos/mortos, comece por reiniciar o portátil. Isto pode resolver pequenos erros ou falhas e pode reparar o ecrã se o problema estiver relacionado com o software. Enquanto faz isso, verifique se existem actualizações de controladores, instale-as e veja se o problema persiste. Se for causado por um erro conhecido no seu sistema operativo, a atualização poderá ajudar a resolver o problema. Caso contrário, poderá ter de experimentar passos de resolução de problemas específicos para o seu problema. No caso de cintilação, a atualização dos controladores gráficos e o ajuste das definições de resolução do ecrã e de taxa de atualização do seu computador portátil poderão ajudar.

Se notar pontos negros no ecrã que não apresentam qualquer cor ou luz (pixéis mortos), pode tentar aplicar uma pressão muito suave na área afetada com um pano de microfibras macio. Os pixels mortos são difíceis de corrigir, mas se tiver pixels presos numa determinada cor, conhecidos como pixels presos, estes podem ser corrigidos utilizando ferramentas de software como o JScreenFix. Se não conseguir repará-los, não se preocupe; normalmente, são inofensivos e não afectam a funcionalidade geral do seu computador portátil.

Utilizar o seu portátil avariado com um monitor externo

Uma das melhores formas de testar se um portátil com um ecrã partido ainda funciona é utilizando um monitor externo. Felizmente, pode continuar a utilizar o seu computador portátil através do mesmo monitor externo. Primeiro, confirme que tipo de ligação o seu portátil e o monitor suportam.

(análise) hp transcend envy 16: dimensão e competência

Verifique as portas do seu monitor externo, que podem incluir VGA em modelos mais antigos. Se o seu portátil não tiver a porta de que o seu monitor externo necessita (ou vice-versa), pode utilizar um adaptador ou cabo. Por exemplo, se o seu computador portátil tiver USB-C mas o seu monitor tiver HDMI, pode utilizar um cabo ou adaptador USB-C para HDMI. Na maioria dos casos, o seu computador portátil deve detetar automaticamente o monitor externo assim que ligar o cabo adequado, desde que esteja ligado e carregado. Quando o portátil estiver ligado ao monitor externo, pode utilizá-lo com um teclado e rato externos.

Se não tenciona reparar o monitor avariado, pode removê-lo totalmente e transformar o seu computador portátil numa configuração de secretária fixa com o seu próprio teclado incorporado. Se não tiver um monitor externo mas tiver outro portátil à mão, pode utilizar aplicações como o Miracast ou uma placa de captura para transformar o segundo portátil num monitor para o seu portátil com ecrã partido.

O seu computador portátil tem de estar ligado para se ligar a um monitor externo

Mesmo que o ecrã esteja partido, poderá ouvir os sons de arranque do seu computador portátil ou ver uma luz indicadora que confirma que está a arrancar. Além disso, fechar a tampa logo após ligar o computador portátil pode, por vezes, ajudar a mudar automaticamente o ecrã para um monitor externo. Se o seu computador portátil não estiver a ligar-se ao monitor externo, poderá ter de ultrapassar o ecrã de início de sessão. Se estiver familiarizado com o processo de início de sessão, o que pode ser possível graças à memória muscular, tente navegar às cegas. Por exemplo, prima Enter no teclado para selecionar a conta de utilizador, escreva a sua palavra-passe (se tiver uma) e prima Enter novamente.

Dependendo do computador portátil, poderá também ter de premir uma tecla no teclado para ligar ao monitor externo. Isto varia de portátil para portátil, pelo que recomendamos que consulte o manual do utilizador ou procure online os passos específicos para o seu modelo. O ecrã do seu computador portátil pode também ficar totalmente em branco, o que impossibilita o acesso às opções de visualização ou a extensão do ecrã. Se isto acontecer, tente alternar entre o ecrã do computador portátil e um ecrã externo utilizando um atalho de teclado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...