Como limpar o teclado do seu computador portátil

Os computadores portáteis são para muitos utilizadores companheiros inseparáveis do dia a dia. Ora, com tanta utilização óleos, pó, gotas de bebida e migalhas de comida podem acumular-se até nos teclados dos nossos melhores computadores portáteis. Ninguém está imune a isto. Mas há formas de limpar com sucesso o teclado do seu computador portátil. Isto é importante quer esteja simplesmente a tentar desinfetar ou a precisar de uma limpeza profunda.

Como limpar o teclado do seu computador portátil

Limpar o teclado do seu computador portátil é importante para que tudo corra bem. Mas igualmente importante é fazer algum trabalho de preparação. Se tiver dados vitais no seu computador portátil, faça uma cópia de segurança. É sempre uma boa ideia. Depois desligue completamente o portátil. Se possível, pode até querer retirar a bateria. Isto se der claro. Certifique-se de que o seu computador portátil está desligado e que não tem acessórios ligados. Por fim, certifique-se de que tem espaço e tempo para o fazer.

A questão do pó

É verdade que o pó não ser tão mau como as manchas pegajosas, mas ao longo do tempo, o pó acumula-se naturalmente entre as teclas e nos lados das mesmas. Se quiser livrar-se dele, pegue num aspirador.

A solução padrão é um aspirador de mão que vem com pequenos acessórios de escova que pode manobrar lentamente à volta do teclado enquanto aspira o pó. Um aspirador maior pode funcionar se também tiver um acessório para pó e não for demasiado potente. Afinal de contas, não quer que o aspirador coma as teclas.

- Advertisement -

limpar o teclado do portátil

Num mundo perfeito, a solução ideal é um acessório de microaspiração, que normalmente não se encontra fora dos laboratórios e estações de trabalho especializadas. Dito isto, pode sempre comprar o seu próprio se levar muito a sério os cuidados com o teclado.

O ar comprimido é outra possibilidade, mas não o recomendamos. Esta faca de dois gumes irá eliminar grande parte do pó e das migalhas, mas também poderá soprar muito do pó e das migalhas para o interior do computador portátil, causando potencialmente mais problemas. Um aspirador é normalmente uma solução mais eficiente, por isso comece por aí.

Limpar o teclado do computador portátil para a sujidade que não desaparece

Estamos a falar da sujidade que se acumula como resultado de óleos, células da pele, gordura, pó de alimentos e tudo o mais que possa contribuir para as manchas e placas nocivas no teclado. Pode abordar esta missão de limpeza utilizando toalhetes desinfetantes, mas preferimos utilizar uma esponja de limpeza de melamina, que é excelente para limpar sujidade como esta.

limpar o teclado do portátil

Assim que tiver a esponja de melamina, mergulhe-a em água, retire-a e deixe-a secar o suficiente para não deixar marcas de água no teclado. Esfregue suavemente um canto da esponja nas partes sujas das teclas até que a sujidade seja removida. A melamina pode ser um material muito abrasivo se for utilizada de forma descuidada, por isso vá com calma e tente evitar esfregar os caracteres das teclas. O material também é muito fácil de cortar na forma correta, por isso sinta-se à vontade para cortar uma parte para um trabalho mais personalizado.

Para os germes

É normal que se preocupe com os germes no seu teclado, especialmente se tiver trabalhado num escritório ou numa sala de aula cheia de pessoas doentes. Se as suas teclas estiverem demasiado sujas e se estiver a pensar que podem ter-se tornado um risco biológico, então está na altura de usar o desinfetante.

Mais especificamente, pegue num pouco de álcool isopropílico e num maço de cotonetes. O isopropílico é essencial, porque as versões mais fortes podem queimar acidentalmente algumas das letras do teclado. Os cotonetes, por outro lado, são cruciais porque não quer que nenhum líquido se aproxime do teclado, mesmo durante a limpeza. Mergulhe e passe um cotonete para que fique húmido, mas sem perigo de pingar, e depois comece a limpar as teclas uma a uma. Este método um pouco entediante é muito eficaz, mas é mais fácil de fazer se, bem, estiver um pouco aborrecido e tiver algum tempo para desperdiçar.

Para derrames

Derramar algo potencialmente pegajoso na parte superior do teclado do portátil é muitas vezes motivo de alarme. Para reduzir as probabilidades de danos permanentes, dê prioridade à proteção dos componentes internos do seu computador portátil. Desligue tudo, retire a bateria e desligue o computador da tomada, se necessário. Não o volte a ligar até ter a certeza de que o líquido no interior do computador se evaporou. Dependendo do tipo de derrame (e da gravidade do mesmo), pode demorar um ou dois dias a secar. Se parecer que o sistema operativo ou os dados sofreram danos, leve o computador portátil para reparação o mais rapidamente possível.

Os teclados dos computadores portáteis são todos diferentes, dependendo do fabricante, do design da máquina e da idade do próprio computador. Alguns podem ser retirados cuidadosamente como uma unidade inteira, outros podem ser abertos com facilidade, tecla a tecla. Nalguns casos, não será possível remover o teclado, porque a empresa não o fabricou dessa forma.

Pode tentar separar cada tecla do teclado para uma limpeza óptima. É possível remover cada tecla com as mãos, se for suficientemente delicado. Pode utilizar ferramentas com cuidado, mas certifique-se de que não são suficientemente afiadas para danificar o funcionamento interno do computador portátil.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.