Portáteis Gaming: Precisa (ou não) de um computador a sério?

Sou muito honesto, apesar de achar o aspeto da engenharia incrível, visto que não pode, de todo, ser muito fácil meter tanto hardware topo de gama dentro de corpos tão pequenos, e com baterias tão compactas, a verdade é que não sou muito fã do mundo dos computadores portáteis gaming.

Afinal, esquecendo a magia da tecnologia, estamos a falar de máquinas pesadas, por vezes demasiado caras, e que apesar de partilharem alguns componentes (pelo menos no nome) com o mundo do PC Gaming desktop, a verdade é que a performance nunca é a mesma.

Porém, isto não significa que não exista valor neste mundo, especialmente em 2023, onde vemos grandes fabricantes como a ASUS, MSI, Gigabyte, Lenovo, etc… A lutarem pelo coração dos gamers que pura e simplesmente não têm tempo, ou vida, para ter um PC Desktop topo de gama.

Eis o que precisa de saber, antes de tomar a sua decisão.

Portáteis Gaming: Precisa (ou não) de um computador a sério?

Portanto, antes de mais nada, é preciso ter em conta que a compra de um portátil gaming “a sério“, implica o gasto de uma quantia de dinheiro bastante avultada.

Especialmente se quiser um modelo topo de gama, com uma performance similar a um PC Desktop bem equipado. Tem noção de quanto? Bem, em Portugal, estas máquinas ultrapassam os 4000€, e algumas delas, até chegam aos 5000€.

Mas isto levanta uma questão… Nem sempre gastar mais dinheiro implica ter uma máquina melhor!

Mais concretamente, o preço não indica automaticamente a performance da máquina. Mas mais importante que isso, você até pode não precisar das novidades mais recentes, e mais caras, do mercado.

É preciso analisar modelo a modelo, e talvez mais importante que isso, o nível de performance para aquilo que realmente quer fazer. Afinal, talvez o foco nem seja 100% o gaming! Caso não saiba, este tipo de máquina também é muito apelativa para profissionais, que precisam de muita potência computacional “on the move”.

Dito isto, por vezes até pode ficar mais bem servido com o modelo do ano passado, que por ser agora “obsoleto” tem um desconto de 30%, 40%, ou até 50% em cima. Em suma, esteja atento, e não gaste apenas por gastar.

Leve uma fita métrica!

Existem muitos portáteis gaming no mercado, no entanto, também existem várias máquinas com ecrãs de 16” ou 17”, que na realidade são mais transportáveis do que portáteis.

Tenha isto em conta antes de comprar o seu computador portátil focado na performance em jogos. Talvez não exista espaço no comboio para montar o seu “estaminé”!

Bateria? Não conte com muito “sumo”!

Quanto mais poderosa é uma máquina, mais energia vai precisar. Isto não é grande novidade pois não? Pois bem, tem mesmo de ter isto em conta, os números da autonomia que as fabricantes por vezes apresentam, não são de todo reais, porque usam os modos de desempenho mais baixos para dar uma espécie de “ilusão” aos consumidores.

Afinal, se quer uma máquina potente, vai querer usar os modos focados no desempenho, e quiçá, ter de usar o modo turbo para chegar à resolução mais alta, e claro, um número de FPS muito mais elevado. Com tudo ligado, pode ir dos 100% aos 0% em pouco mais de 2 horas.

Como é óbvio, conte também com um carregador de dimensões generosas. Alimentar estes bichos não é fácil!

Portátil ou PC?

produtos de limpeza domésticos PC, pc, gaming, produtos de limpeza domésticos PC

Quer um portátil poderoso porque não consegue jogar ou trabalhar em casa? Ou é apenas algo que meteu na cabeça? Um portátil gaming não é de todo a coisa mais fácil de levar às costas, se apanha o comboio, metro, ou autocarro, todos os dias. Isto já para não falar na fraca autonomia da bateria deste tipo de máquinas.

Em suma, pense muito bem na sua situação! Talvez seja boa ideia optar por um PC Gaming decente em sua casa, e um ultra portátil para o dia-a-dia. O preço que vai gastar nestas duas máquinas, pode ser o mesmo que ia gastar num portátil gaming a sério. Se calhar até faz sentido para si comprar uma ROG Ally, ou uma Steam Deck, em vez de um portátil deste tipo.

Entretanto, partilhe connosco a sua opinião acerca deste tema, na caixa de comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados