Quer se trate do portátil que utiliza para trabalhar ou do seu PC para jogos provavelmente já reparou que existem algumas portas USB diferentes. Umas são pretas, outras azuis e até existem de outras cores como o vermelho. Embora as cores possam ser diferentes, as portas têm geralmente o mesmo aspeto, o que torna difÃcil distinguir umas das outras. Mas o que significa uma porta USB azul?
Embora as cores das portas USB possam parecer insignificantes, saber o que significam pode ajudá-lo a tirar o máximo partido dos seus dispositivos. As portas USB têm muitas cores diferentes porque nem todas as portas USB são iguais. Cada cor funciona como uma representação visual de uma norma ou caraterÃstica USB especÃfica, dando aos utilizadores uma ideia de coisas como as suas velocidades de transferência de dados e capacidades de saÃda de energia. As portas azuis estão disponÃveis em duas variações: azul clássico e azul-petróleo. O que é importante saber é que as portas USB aceleraram ao longo do tempo e, quando se vê uma porta azul, é normalmente uma porta de alta velocidade, como USB 3.0 ou USB 3.1 Gen 1, que é muito mais rápida do que padrões mais antigos como USB 2.0.
O que significa uma porta USB azul?
Se já se questionou sobre a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0 e como distingui-los, uma pista importante pode ser encontrada na cor da porta. Quando vir uma porta USB com a clássica cor azul, saberá rapidamente que se trata de uma porta USB 3.0, enquanto as portas USB 2.0 são pretas. Estas portas azuis, também conhecidas como SuperSpeed USB, fizeram a sua estreia em 2008 e apresentam velocidades muito mais rápidas do que as suas antecessoras, atingindo um máximo de 5 Gbps, em comparação com os 480 Mbps do USB 2.0. Isso significa que as portas USB azuis são até 10 vezes mais rápidas do que as portas pretas.
As portas USB azuis suportam comunicação full duplex. Isto significa que podem transferir dados em ambas as direções ao mesmo tempo. Por exemplo, se estiver a transferir ficheiros de um disco rÃgido externo para o seu computador, a unidade pode receber simultaneamente novos comandos sem interromper a transferência. Em contrapartida, com o USB 2.0, os dados só podem fluir numa direção de cada vez. Embora as portas USB azuis sejam mais rápidas e avançadas, são compatÃveis com versões anteriores, pelo que pode utilizá-las com dispositivos USB 2.0 mais antigos.
Ao explorar as portas USB na torre do seu PC ou noutro dispositivo, poderá também encontrar portas azuis claras ou azul-petróleo. Estas são portas USB 3.1 Gen 1, também conhecidas como portas SuperSeed+. Entretanto atingem velocidades até 10 Gbps – duas vezes mais rápidas do que as portas USB 3.0 azuis clássicas. As suas velocidades rápidas tornam-nas uma óptima escolha para utilização com uma base de ligação USB. Ou então para dispositivos que necessitem de transferir grandes quantidades de dados rapidamente.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!