Faça isto se a porta HDMI do PC deixou de funcionar!

É um problema mais comum do que se possa pensar. Do nada a porta HDMI do PC deixou de funcionar e isto leva a uma grande dor de cabeça. As situações mais comuns que podem surgir incluem a ausência de entrada de vídeo, cintilação do ecrã, e outros problemas relacionados. O diagnóstico nem sempre é fácil já que existem inúmeras causas possíveis para isto. Desde condutores desatualizados a problemas relacionados com o hardware, mas felizmente, existem inúmeras formas de resolver esta situação quando esta deixa de funcionar.

Faça isto se a porta HDMI do PC deixou de funcionar!

Verifique muito bem os cabos

Quando tiver um problema com a porta HDMI, começar com uma verificação completa dos cabos é uma boa ideia. Cabos soltos ou defeituosos são um culpado comum por detrás de problemas com portas. Eles podem levar a más ligações que causam problemas como a ausência de saída de vídeo.

kfa2, vivance, DisplayPort não funciona

Para resolver este problema, certifique-se de que os cabos estão devidamente conectados para estabelecer uma ligação estável.

Em alguns casos, o cabo pode estar danificado internamente ou ter um conector danificado, impedindo a transmissão adequada dos sinais de vídeo. Em tais situações, a substituição do cabo pode ser necessária.

- Advertisement -

Limpe a porta

Os problemas da porta HDMI também podem surgir da sujidade, detritos ou acumulação de pó. É por isso que é essencial limpar a porta periodicamente.

Se já passou algum tempo desde que limpou a porta HDMI, pode usar uma lata de ar comprimido ou uma escova macia para remover a sujidade e os detritos. No entanto, o manuseamento cuidadoso do processo é crucial para evitar danificar a porta. Recomendamos que se abstenha de utilizar quaisquer líquidos no processo.

Para iniciar o processo de limpeza, desligue o computador e desligue todos os cabos para evitar danos acidentais.

Verifique se selecionou a fonte correta

Ligar o cabo à porta ativa correta é importante se o seu monitor tiver múltiplas fontes de entrada. Por exemplo, se a porta HDMI for a 1, o cabo não funcionará corretamente se estiver ligado à porta 2. Pode encontrar informação sobre as portas ativas no manual do utilizador fornecido pelo seu fabricante.

limpar o computador, porta HDMI deixou de funcionar

Assim que tiver determinado qual a porta ativa, ligue o cabo e verifique se isso resolve o seu problema.

Reinicie os drivers

Por vezes, problemas com os drivers podem causar problemas. É que na prática os controladores funcionam como uma ligação entre a placa gráfica e o sistema operativo. Assim se ficarem desatualizados ou corrompidos, podem causar vários problemas.

Uma solução para estes problemas é reiniciar os drivers. Para fazer isto numa máquina Windows, desligue o dispositivo e pressione as teclas Windows + Ctrl + Shift + B. Deverá ouvir um bip. Assim que ouvir o sinal sonoro, volte a ligar o cabo HDMI e verifique se o problema foi resolvido.

Atualize os drivers

Se reiniciar os drivers não funcionar, a próxima coisa que pode fazer é atualizá-los. Isto pode ser feito no Windows através do gestor de dispositivos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.