Porque razão é que a Apple não quer adotar o USB-C?


Por em

Primeiramente, a Apple adora controlar todo o seu ecossistema de produtos! Em segundo lugar (provavelmente mais importante), a empresa recebe muito dinheiro ao manter a velhinha entrada Lightning. Caso não saiba, a Apple recebe 30% de tudo o que é vendido para o iPhone, graças a esta e outras tecnologias proprietárias.

Porque razão é que a Apple não quer adotar o USB-C?

iPhone

Portanto, podemos falar da segurança, da Apple querer controlar tudo e mais alguma coisa, mas o que é realmente importante no meio disto tudo, é a Royalty de 30%! Isto porque a entrada Lightning é a maneira que a fabricante usa para ‘obrigar’ ao pagamento desta mesma taxa. Afinal de contas, existem patentes a proteger a tecnologia, e assim, de forma a vender produtos baseados nela, é preciso pagar à Apple. Além disto, existe uma chip ‘tag digital’ no connector, que transmite ao iOS a informação sobre o aparelho conectado, de maneira a que o SO saiba o que fazer.

Em suma, quando liga algo a uma porta Lightning, existe um fornecimento de energia e o envio de alguns sinais para identificar o aparelho. Mas depois disto, não faz mais nada.



O que oferece a entrada USB-C em relação à entrada Lightning? Quais são as vantagens?

Agora que já falámos do porquê da Apple adorar a sua tecnologia proprietária. Vamos agora falar um pouco das vantagens que a entrada USB-C poderia oferecer.

Carregamento? A entrada do iPhone já oferece isso.

Velocidade? A entrada Lightning já suporta USB 3.1 (apesar de alguns problemas). Mas será que a Apple precisa de toda esta velocidade? Afinal de contas, a maioria dos cabos USB-C do mercado são ainda USB 2.0.

Vídeo? Sim, esta é uma vantagem! Caso a Apple realmente queira fazer output de vídeo através do iPhone.

No entanto, esta é uma outra maneira da Apple perder dinheiro, visto que a marca já vende adaptadores para este mesmo objetivo. (Apesar da entrada Lightning ser demasiado lenta para vídeo). É que neste mundo, a Apple fez algo de génio (terrível… Mas de génio!). Os adaptadores vendidos pela empresa têm um SoC lá dentro, para aumentar a qualidade do conteúdo multimédia. Isto já para não falar que é possível fazer streaming sem fios, por isso acaba por ser um tema ‘morto’.

Ok! Mas a Apple já meteu USB-C no iPad Pro!

Certo, mas isso foi uma decisão muito ponderada pela empresa, devido ao facto do iPad Pro ser uma alternativa ao portátil. E nesse mundo, é preciso ter um leque muito maior de conectividade. Neste mercado, faz mais sentido para a Apple apostar nas capacidades do USB-C, do que tentar vender adaptadores.

Não… Não é devido à grossura!

Muitos fãs do mundo Apple vão imediatamente dizer que é tudo para manter o iPhone fino, em comparação com a concorrência. Mas isto não faz sentido algum… Ao fim ao cabo, o mais recente iPhone 11 tem 8.1mm ou 8.3mm de espessura. Entretanto, o Moto Z3 Play tem a espessura de 6.75mm, com uma entrada USB-C, claro está.


Porque razão é que a Apple não quer adotar o USB-C? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Mega Leak) Já sabemos tudo acerca do Huawei P40 Pro!

Jogos PS Plus de Abril foram revelados! Mas valerão a pena? Yep!

Seguinte