(Especial) Porque razão a Microsoft continua a atualizar Windows piratas?

Caso não saiba, mesmo que a Microsoft perceba que o seu Windows é afinal pirateado, a verdade é que irá continuar a receber todas as atualizações da forma mais normal possível. Falámos sobre isto aqui:



Mas isto levanta uma questão…

Porque é que a Microsoft lança atualizações para as versões pirateadas do Windows?

Windows 10

Primeiramente, de uma perspetiva de programação, o grande objetivo de ‘piratear’ algum tipo de software, é fazer com que este não consiga perceber que é afinal pirateado.

Por isso, tentar fazer com que um programa se comporte de maneira diferente caso consiga identificar este ‘ataque’, é sem qualquer tipo de dúvida uma espada com dois gumes. Sim! Tudo isto pode desencorajar a pirataria, no entanto, os ‘hackers’ mais experientes e talentosos certamente irão arranjar maneira de fugir ao sistema. E claro, este acréscimo de código poderá causar bugs durante o ciclo de vida do Sistema Operativo, algo que não é de todo desejável quando o Windows já um autêntico ‘ninho de ratos’ neste aspeto.

Dito tudo isto, no passado, o Windows Update fazia algo bastante interessante se por acaso o SO estivesse identificado como ‘Não Genuíno’. Ao fim ao cabo, o sistema ignorava a grande maioria das atualizações, mas continuava a instalar tudo o que fosse critico, como as atualizações de segurança.

Sabe porquê? Muito resumidamente porque a Microsoft tem a responsabilidade de manter o seu Windows protegido! Tanto para os utilizadores que pagam como para aqueles que não pagam, visto que ao manter todas versões seguras, toda a Internet fica mais segura.

Então, porque razão é que a Microsoft ‘oferece’ todas as atualizações no Windows 10, e não apenas as atualizações de segurança?

windows 10,

É simples, porque desta forma é muito mais simples testar o novo software! Tudo é lançado em pacotes!

Caso não saiba, no passado, a Microsoft poderia lançar por exemplo 7 ou 8 pequenas atualizações, algo que os utilizadores até gostavam porque podiam escolher o que realmente queriam instalar! No entanto, isto obrigava os developers a testar cada uma desta atualizações de forma separada, mas também em conjunto.

Ou seja, a equipa de testes tinha que assegurar que todas elas funcionavam de forma unitária, mas também caso o utilizador apenas instalasse duas, três, quatro, etc… Em suma, era necessário testar todas as combinações de atualizações, para garantir que o SO continuava operacional.

Por isso, a Microsoft decidiu lançar tudo de uma vez! De forma a diminuir o trabalho total das suas equipas de desenvolvimento, incluindo os PCs com versões pirateadas do Sistema Operativo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário