Pocket PC – Conhece o antecessor do smartphone?

Provavelmente já não se lembra, mas antes do reinado dos smartphones, já existia algo bastante parecido a estas máquinas… O Pocket PC!

Eu lembro-me destas máquinas como se fosse ontem, afinal de contas, quando era miúdo e ajudava na mercearia dos meus avôs, todas as semanas encontrava o ‘Viajante’ que ia fornecer a loja com produtos alimentares, tirando sempre apontamentos com o seu computador de bolso, o tal ‘Pocket PC’, enquanto eu olhava para aquilo feito parvo, a perguntar como era possível tanta tecnologia numa máquina que na altura me parecia pequena.



Mas tudo isto levanta uma questão, porquê tanto tempo para aparecer o primeiro smartphone, se antes da existência do lendário 3310, já existiam máquinas como esta?

pocket pc

Portanto, fui pesquisar um pouco este assunto, chegando à conclusão que a evolução lenta do Pocket PC foi derivada a alguns fatores estranhos, outros óbvios, enquanto outros são apenas curiosos. Ora veja os seguintes pontos chave:

  • Atritos entre a indústria de computadores e indústria mobile
  • Ecossistema fraco ou não existente
  • Baterias de baixa capacidade, e componentes demasiado ‘esfomeados’ energeticamente
  • Peso excessivo
  • Preço ainda mais excessivo

Dito tudo isto, vamos falar um pouco da história deste aparelho, começando por um dos primeiros Pocket PCs alguma vez lançados, o Apple Newton de 1993. Um aparelho capaz de reconhecimento de escrita à mão, várias apps pré-instaladas, interface com suporte a caneta, etc… Mas uma bateria que era uma autêntica vergonha, e um sistema de passagem de ficheiros demasiado complexo. Além de tudo isto, estamos a falar de uma máquina que custava 1000$ em 1993, qualquer coisa como 1800$ em 2020.

Posteriormente, tivemos o IBM Simon, o Pocket PC que é apontado por muitos como o primeiro smartphone. No entanto, devido a um suporte fraco de aplicações, rapidamente desapareceu no mercado. Apenas foram vendidas 50.000 unidades.

Na altura, o minimalismo era a palavra de ordem no mercado de smartphones!

Em 1993, as fabricantes queriam lançar os smartphones mais pequenos e mais leves possíveis, ao mesmo tempo que a bateria era o maior foco de todo o aparelho. Em suma… Uma altura bem diferente da atual! 😀

Assim, a sugestão que talvez fosse boa ideia lançar um aparelho mais poderoso, mas maior, mais pesado e com menos bateria. Era uma simples estupidez na cabeça dos executivos das mais variadas fabricantes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também