Quarta-feira, Setembro 24, 2025

PlayStation 6 e nova Xbox: O processador já anda aí!

Já estamos em 2025, e de facto, já começaram a surgir os primeiros indícios do que poderá alimentar a próxima geração de consolas. O tempo passa demasiado rápido não é verdade?

Dito tudo isto, o destaque vai para um novo chip da AMD com nome de código Magnus, baseado na arquitetura Zen 6.

Isto porque, segundo o canal Moore’s Law is Dead, este APU semicustom tem uma configuração invulgar e extremamente poderosa, o que levanta uma questão inevitável:

Estamos a olhar para o chip da PlayStation 6 ou da nova Xbox?

11 núcleos Zen 6 e um design… fora do normal!

ps6

O APU “Magnus” tem um design quadrado, composto por um grande die gráfico de 264 mm² ligado por um bridge die a um SoC de 144 mm². Aqui começa a parte interessante: a configuração de CPU inclui 11 núcleos, com três núcleos Zen 6 “normais” e oito Zen 6 C.

Uma configuração pouco comum, sem núcleos de baixa potência, o que reforça a ideia de que se trata de um chip totalmente orientado para desempenho puro em gaming.

Entretanto, o que salta mais à vista é mesmo o bus de memória de 384-bit, superior ao atual da Xbox Series X (320-bit) e muito além daquilo que podemos encontrar na PS5. Isto sugere uma largura de banda brutal, ideal para jogos com texturas 4K ou ray tracing pesado.

PS6 ou Xbox? As pistas dividem opiniões!

No início, pensava-se que este chip poderia ser destinado a portáteis gaming, mas a documentação interna onde aparece não o associa à divisão de cliente nem a servidores.

Está listado na unidade semicustom da AMD, a mesma que produz chips para consolas. É aqui que entram nomes como Mero (usado no Steam Deck) e Jupiter (associado ao futuro portátil da Sony PlayStation).

Algumas características, como o layout quadrado e o foco em núcleos de alto desempenho, fazem lembrar os designs de Mark Cerny, o arquiteto da PlayStation. Mas há quem ache que o chip Magnus não encaixa bem no estilo da Sony, por ser demasiado caro e ambicioso.

Algo que a marca costuma evitar em nome da eficiência de produção. O leaker Kepler_L2 aponta mesmo que esta configuração parece mais próxima da filosofia da Xbox, que já usava um bus maior e pode querer dar mais um salto técnico na próxima geração. Aliás, essa tem sido a promessa da Microsoft até aqui.

Porém, a realidade é que a atual geração de consolas tem sido acusada de… Pouca evolução, e como tal, não seria estranho ver a Sony a tentar puxar mais pelo hardware.

Dito tudo isto, a confirmar-se, o APU Magnus trará também 80 Compute Units, o que representa um salto gigantesco face às atuais consolas. Isto promete um salto gráfico comparável aos melhores setups de PC da atualidade.

O futuro das consolas começa a aquecer!

Independentemente de ser para a PlayStation 6 ou para a próxima Xbox, este leak mostra que a próxima geração vai dar um grande salto de performance. A confirmar-se tudo isto, podemos estar prestes a ver a maior revolução técnica desde a geração PS4/Xbox One.

Agora, é esperar pelos anúncios oficiais… Mas ainda temos tempo. A nova geração só deverá ser uma realidade em 2027 ou 2028.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙