As consolas de nova geração prometeram imenso na altura do seu lançamento, nomeadamente no campo das funcionalidades inovadoras como o VRR e ALLM. No entanto, a consola da Sony, a PlayStation 5, chegou ao mercado com o VRR desativado, com a promessa que o mesmo chegaria numa futura atualização de firmware.
Pois bem, parece que a altura da ativação está prestes a chegar! Provavelmente em Dezembro de 2021. Sabe porquê?
PlayStation 5 vai ter suporte a VRR já em Dezembro de 2021
Portanto, ainda não fazemos ideia do porquê de a PS5 ter chegado ao mercado sem VRR (Variable Refresh Rate), mas ao que tudo indica, um ano depois do seu lançamento, a consola de nova geração vai mesmo receber a funcionalidade. Porquê agora? Bem, ao que tudo indica, a Sony vai lançar uma atualização de firmware para a sua gama de TVs Bravia, de forma a ativar a funcionalidade. Por isso, a consola de nova geração vai finalmente abraçar a tecnologia.
O leaker responsável por esta informação disse:
- “Falei um pouco com os engenheiros responsáveis acerca do muito esperado update com o VRE. E pelos vistos, está mesmo nos planos um lançamento de firmware para as X900H, X90, X95, e restantes TVs de 2021, para dezembro deste ano.”
O que é o VRR?
Muito resumidamente, é uma funcionalidade que permite à TV mudar a frequência daquilo que está a exibir, de forma a conciliar com aquilo que a consola está a oferecer. A ideia é reduzir os artefactos no ecrã como o “Screen Tearing”, em que basicamente vê partes de várias frames diferentes no ecrã.
É uma funcionalidade pensada para a nova geração de jogos, que claro está, foi mencionada nas especificações originais da PS5. No entanto, por alguma razão, a Sony decidiu lançar a consola sem a funcionalidade. Estranho, porque a Microsoft lançou a Series X e Series S logo com a funcionalidade ativa.
Curiosamente, esta nem foi a única funcionalidade a ficar de fora, visto que a Sony também menciona o 8K na caixa da consola, mas ainda não é possível fazer output de imagem nas televisões com suporte à resolução.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!