Facebook vai ler as conversas no WhatsApp para mostrar anúncios

Agosto é uma altura mais calma e sem grandes temas quentes. No entanto e uma vez que este Verão até está a ser mais fresco em Portugal parece que os fabricantes querem aquecer as coisas. Tudo com temas, no mínimo, polémicos. Ora o site AndroidAuthority baseou-se no The Information para revelar que o Facebook está à procura de novas formas para ganhar mais dinheiro com a publicidade. Para esse efeito vai apostar na popular plataforma de conversação. Assim, o Facebook vai passar a ler as conversas no WhatsApp. Isto é algo que à partida parece estranho. É que as conversas nesta app têm proteção ponto a ponto. No entanto, há um sistema especial que pode contornar isto sem desencriptar nada. Ainda assim, isto pode levar a riscos de segurança.

utilizadores do Facebook, Facebook acabou,patrão da Tesla,Facebook Dating, Facebook ler conversas

Facebook vai ler as conversas no WhatsApp para mostrar anúncios

As conversas no WhatsApp estão protegidas. Pelo menos entre os utilizadores. Claro que existem também os backups mas agora são também encriptados. Assim como é que o Facebook pode analisar estas conversas?

A resposta está numa tecnologia chamada encriptação homomórfica. Na prática permite a análise de dados mas de forma segura.

o WhatsApp?, WhatsApp Web alerta, WhatsApp ler mensagens

- Advertisement -

Esta tecnologia pode ter várias aplicações no futuro. Está a ser desenvolvida pelo Facebook em parceria com a Microsoft, Amazon e Google. Entretanto, para que seja possível a análise das conversações, é utilizada a inteligência artificial.

Deste modo é possível retirar informações das conversas encriptadas e analisar dados. Tudo sem desencriptar nada ou comprometer a privacidade do utilizador. Isto impede também fugas de informação.

whatsapp

Existe um grande empenho do Facebook nesta tecnologia. Tanto que até trouxe um colaborador da Microsoft que é especialista nesta área.

O investimento do Facebook nesta tecnologia não é um segredo. Caso resulte teremos uma utilização em vários áreas diferentes e uma análise de dados mais segura. É certo que neste caso o Facebook irá conseguir aceder às coisas, mas ao mesmo tempo garante que outras pessoas não conseguem.

Claro que há sempre riscos. No entanto, caberá a cada empresa fazer as coisas da melhor forma para minimizar os perigos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.