Quando a PlayStation 5 foi originalmente anunciada, trazia consigo a famosa promessa de ser capaz de oferecer jogabilidade na resolução 4K, ao mesmo tempo que oferecia os míticos 120Hz.
A promessa foi tão bem recebida que o próprio mercado de TVs se adaptou às especificações das consolas da Sony e da Microsoft, para oferecer uma qualidade de imagem incrível, acompanhada por uma fluidez nunca antes vista no mundo das consolas de sala.
Mas… Vamos ser muito honestos! Apesar de todo o potencial da PlayStation 5, e também da Xbox Series X, esses 4K a 120Hz têm sido raros. Especialmente nos jogos que mais puxam pela componente gráfica, e fazem uso extensivo de Ray-Tracing.
Pois bem, a PlayStation 5 Pro vai voltar a fazer as mesmas promessas! Vai apostar na consola?
PlayStation 5 Pro para 4K a 120Hz em 2024? Vai comprar!?
Portanto, há alguns dias falámos sobre o incrível percurso da PlayStation 5 no mercado.
Em suma, uma consola lançada no meio de uma pandemia sem precedentes, que prometia muito, e por isso mesmo, vendeu e ainda vende que nem pãezinhos quentes. Ainda assim, apesar de todo o sucesso, que é obviamente inegável. É também uma consola que está a sofrer devido a tudo o que aconteceu neste velho planeta azul nos últimos anos.
Afinal de contas, o lançamento aconteceu no final do ano de 2020, já estamos em Agosto de 2023, e a grande maioria dos jogos ainda são lançados para as consolas da geração passada. Além disso, com a mudança de estratégia da Sony, que agora também leva os seus jogos para o PC, a palavra “Exclusivo” parece ter perdido parte da sua importância no grande esquema das coisas.
O que levanta uma questão… Será que faz sentido lançar uma versão mais poderosa da consola (PlayStation 5 Pro) no final de 2024, quando as coisas ainda estão tão estranhas no mundo dos videojogos? O que vai a PS5 Pro trazer de novo?
Bem, da mesma maneira que a PS4 Pro e Xbox One X apostaram em melhores componentes, para oferecer maiores níveis de performance relativamente às versões originais, a PS5 Pro vai tentar fazer o mesmo.
O grande objetivo é oferecer uma jogabilidade 4K a 120Hz sem compromissos! Em alguns casos, também começar a abrir a porta aos 8K.
Mas, em 2024, já estamos no quarto ano do ciclo de vida da PlayStation 5. Tendo isto em conta, fará sentido gastar 500€ ou 600€ numa consola mais cara. Que corre os mesmos jogos que a sua PS5, e muito provavelmente em vários casos, os mesmos jogos que a sua PS4?
Afinal de contas, infelizmente, os estúdios ainda não estão 100% focados numa única plataforma.
As equipas ainda têm de desenvolver para a PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series S, Xbox Series X e PC. No caso dos estúdios dentro do ecossistema Sony PlayStation, ainda é necessário dividir os esforços entre a PS4 e PS5, e no próximo ano, também pela PS5 Pro. Isto faz com que o seu investimento não esteja a ser aproveitado ao máximo.
Assim, tendo tudo isto em conta, bem como a longevidade de uma consola normal, que anda à volta dos 7 anos. São coisas que nos fazem pensar se o investimento numa PS5 Pro, que vai ser obviamente mais cara que a PS5, faz sentido nesta geração.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? A Sony faz bem em lançar uma PS5 Pro? Está interessado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!