Como já dissemos várias vezes, a PlayStation 5 Pro que, apesar de alguns rumores a apontar para um adiamento para 2025, deverá ser uma realidade ainda em 2024 (muito provavelmente entre Outubro e Novembro), não traz grande diferenças no CPU, mas no lado do GPU… Há muita coisinha boa e nova!
Vamos por partes!
PlayStation 5 Pro: O novo GPU vai chegar aos 36 TFLOPs!
Portanto, ao que tudo indica, no máximo das suas capacidades, o novo GPU da PlayStation 5 Pro, agora baseado numa arquitetura mais recente da AMD, vai ser capaz de oferecer picos de performance à volta dos 36 TFLOPs. Além disto, é preciso ainda salientar que as melhorias arquiteturais trazem uma performance Ray-Tracing superior, bem como acesso a novas tecnologias de upscalling.
Mais concretamente, o GPU da PS5 Pro conta com 30 WGPs (Work Group Processors) em vez dos 18 WGPs da PS5 atual, por sua vez capazes de chegar aos 33.5 TFLOPs em vez de “apenas” 11.23 TFLOPs. Isto sugere uma frequência de funcionamento à volta dos 2.18GHz que é mais baixa face à PS5 atual, porém, conta com um modo “boost” que eleva a frequência até aos 2.35GHz.
Entretanto, de forma mais concreta, o GPU da PS5 Pro é capaz de oferecer mais 45% de performance pura e dura (real!), isto sem ter em consideração todas as tecnologias já mencionadas que a Sony está pronta a implementar nesta segunda metade de ciclo para a PS5.
Além de tudo isto, o novo GPU vai ainda suportar todas as funcionalidades DirectX 12 Ultimate. Como é o caso do VRS, MSS e Hybrid MSAA. Tudo coisinhas que não existem na PS5 normal.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Faz sentido lançar uma PS5 Pro? A meu ver, apenas e só se a PS5 Slim baixar (significativamente) de preço. Caso contrário, se a PS5 Pro aparece a um preço superior à da atual oferta da Sony… Mais vale estarem quietos!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!