PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro: Esperar ou comprar?

Parece que a PlayStation 5 foi lançada ontem? Bem, a consola de “nova geração” já está prestes a atingir a sua meia idade, ao fazer 3 anos de vida no próximo mês de Novembro.

Parece incrível, mas é assim que as coisas funcionam. Num dia somos umas crianças, no outro temos um trabalho árduo pela frente. Num dia temos uma PlayStation 2 nas mãos, noutro já estamos a olhar para a PlayStation 5 como uma consola velha.

Dito tudo isto, caso não saiba, a Sony está neste momento a planear o lançamento de uma versão renovada da sua PlayStation 5 para 2023, e posteriormente, o lançamento de uma versão um pouco mais poderosa em 2024, a famosa PlayStation 5 Pro.

O que claro está, numa altura em que nos aproximamos de forma extremamente rápida do Natal de 2023, desta vez sem problemas de stock… Levanta uma questão! Será boa ideia comprar a PS5 agora, ou esperar por 2024? Comprar a PS5 normal, ou esperar pela PS5 Pro? Vamos por partes!

PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro: Esperar ou comprar?

Portanto, com a aproximação do “ponto médio” de vida da PlayStation 5, a possibilidade de lançamento de uma versão Slim, e claro, de uma versão Pro, fica apenas e só mais forte. O que por sua vez planta uma dúvida na cabeça dos consumidores, que olham para 2023 como o ano em que vai finalmente ser possível encontrar consolas PS5, nas prateleiras, no Natal.

Dito tudo isto, apesar do facto de a Sony estar constantemente a desenvolver e a lançar novas versões das suas consolas (revisões), a realidade é que o mercado fica sempre muito atento às versões Pro e Slim da gigante Japonesa. Afinal, uma grande fatia dos jogadores está sempre muito interessada em experimentar e acompanhar as tecnologias mais recentes do mercado, de forma a obter o melhor desempenho possível e imaginário.

Sendo exatamente por isso que temos muito boa gente interessada na PS5 Pro. Mas… Vale a pena?

dualsense, PS5

Pois bem, é esperado que a PlayStation 5 Pro chegue ao mercado com uma maior potência de processamento, o que por sua vez deverá facilitar novos níveis de performance nos jogos atuais, mas também nos próximos lançamentos. Estamos a falar da possibilidade de chegar aos 4K a 120Hz sem grandes compromissos, e em alguns casos, até a possibilidade de chegar aos 8K. Números que impressionam! Mas não convencem.

Afinal de contas, a PlayStation 5 Pro vai ser mais cara, e não vai ter assim tantos anos de mercado para ser capaz de mostrar todo o seu potencial. Talvez mais importante que isso, todos os jogos vão ser desenvolvidos primeiramente para a PlayStation 5, e apenas depois para a PS5 Pro.

Ou seja, todas as vantagens da PlayStation 5 vão ser um extra, e não algo crítico. Além disso, este extra apenas vai aparecer nos jogos produzidos pela própria Sony, os restantes estúdios não vão gastar mais recursos a pensar na PS5 Pro.

Conclusão

É exatamente por isso que vejo na PS5 Pro como algo que pura e simplesmente não faz sentido nesta geração. Afinal, a PlayStation 5 base ainda não foi capaz de conquistar a sua posição no mercado. Algo que muito se deve a tudo aquilo que aconteceu com a pandemia e consequentes dificuldades de produção. Mas isso agora não interessa nada. É o que é!

Aliás, ainda temos vários jogos a serem anunciados e lançados para a PlayStation 4!

Acredito que a Sony deveria apostar apenas e só na sua atual consola!

Se possível, com algumas quedas de preço à mistura, e não tentar aliciar jogadores com mais potencial. Especialmente porque é potencial que muito provavelmente nunca vai ser alcançável nesta geração.

Feliz ou infelizmente, o percurso da atual geração está definido, e muito dificilmente irá mudar.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados