A PlayStation 5 já chegou ao mercado há mais de um ano, como tal, já tivemos a possibilidade de ver algumas maravilhas técnicas, graças ao SoC desenvolvido em conjunto com a AMD. Excelentes exemplos disto mesmo são Spider-Man, Ratchet & Clank, e mais recentemente, Horizon Forbidden West. (A seguir vamos ter Gran Turismo 7!)
Mas, ao que tudo indica, ainda existe algum potencial por desvendar no SoC da Sony PlayStation 5. O problema, é que esse mesmo potencial, pode vir a ficar disponível apenas num futuro refresh da consola, muito provavelmente um modelo ‘Pro’.
PlayStation 5: Boost de performance a caminho?
Portanto, a Sony patenteou uma nova tecnologia relativa à aceleração Ray-Tracing, que por sua vez, deverá abrir o caminho a novos níveis de desempenho gráfico. Afinal, a ideia da patente é retirar algum do trabalho de cima do GPU, ao mesmo tempo que se melhora o tempo de renderização. Tudo graças a uma RTU Dedicada, ou seja, uma Unidade dedicada ao Processamento do Ray-Tracing.
Como é óbvio, o SoC da PlayStation 5 já conta com núcleos Ray-Tracing, no GPU RDNA 2. No entanto, infelizmente, parece que isto é insuficiente para o que a Sony anda a magicar para o seu futuro.
Em suma, ainda não temos a certeza, mas esta melhoria da performance pode precisar de um ‘refresh’ do hardware. Como tal, apenas o vamos ver com a PS5 Pro.
Entretanto, no campo das melhorias gráficas, é muito provável que o motor de jogo Unreal Engine 5 comece a ser cada vez mais usado na indústria, de forma a retirar ainda mais sumo da consola da Sony, dos nossos computadores, e claro, das consolas da Microsoft.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem gostado da evolução no mundo dos videojogos, com a chegada das consolas de nova geração, ou esperava mais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!