Play Store: tenha muito cuidado com esta app de mensagens!

O sistema Android é sem dúvida um dos mais completos. Para além disso é altamente personalizável. De facto, podemos adaptar aplicações de terceiros para a maioria das funcionalidades. Quer para fazer chamadas ou para gerir as SMS. No entanto, por vezes, isto representa um risco de segurança. Foi detetada uma falha numa aplicação de SMS com mais de 100 milhões de instalações. Na prática o problema na GO SMS Pro que está na Play Store faz com que os conteúdos multimédia partilhados entre utilizadores fiquem expostos, incluindo mensagens de voz, fotos e vídeos.

Play Store: tenha muito cuidado com esta app de mensagens!

Quem descobriu esta falha foi a empresa Trustwave. Está presente na versão 7.91 da app lançada na Google Play Store a 18 de Fevereiro de 2020. Entretanto esta empresa de segurança contactou os fabricantes da aplicação várias vezes mas nunca obteve resposta.

Play Store SMS

Entretanto a app recebeu mais atualizações. Mas a falha continua!

O problema está na forma com os conteúdos multimédia são mostrados. Isto quando os recipientes não têm a app GO SMS Pro instalada no dispositivo. É que neste caso são enviadas num simples URL através de SMS.

Basicamente os conteúdos estão disponíveis para todos que tenham acesso ao link. Imagine o que pode acontecer se forem conteúdos privados. Pode pensar. Mas quem é que vai enviar estes conteúdos por SMS? Mais pessoas do que pensa. Estudos recentes revelam que as pessoas preferem fazê-lo deste modo por considerarem que é mais seguro do que através de uma rede social.

Apesar de este caso abordar especificamente a versão Android é provável que a versão iOS seja também infetada.

Play Store SMS

Entretanto há outra app que fez soar o alerta da empresa Upstream.

Se descarrega apps com frequência a partir da Play Store tem mesmo de ter em atenção este alerta. É que a empresa de segurança Upstream solicita às pessoas para verem se têm uma aplicação muito conhecida instalada no smartphone. É que realmente trata-se de uma app de vídeo muito popular presente na Play Store e que o podem colocar em perigo. Como refere a Forbes não é a primeira vez que leva a sérios avisos de segurança. A app em questão chama-se VivaVideo. Assim é descrita pelo fabricante como uma das maiores aplicações grátis para edição de vídeo no Android. Conta com pelo menos 100 milhões de instalações na Play Store.

Entretanto pode ler mais sobre isto aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub