Play Store vai assinalar apps que permitem apagar a sua conta

No ano passado, a Google introduziu uma nova regra para a Google Play Store. Está direcionada para as aplicações que permitem a criação de contas de aplicações. Se uma aplicação permitir a criação de uma conta, o programador é obrigado a permitir que a conta seja eliminada. Isto dentro da aplicação e através da Web para que a aplicação permaneça listada na Play Store. A Google mencionou que a Play Store irá mostrar estas práticas de eliminação de dados nas listagens “no início do próximo ano”. Dito isto, estas alterações estão agora finalmente disponíveis para os utilizadores. Assim a Play Store vai assinalar apps que permitem apagar a sua conta.

Play Store vai assinalar apps que permitem apagar a sua conta

O colaborador do Android Authority, Assemble Debug, descobriu que a Google Play Store começou a exibir a designação “Eliminação de conta disponível”. Isto na secção Segurança de dados da listagem de aplicações.

Desde dezembro de 2023, a Google tem vindo a pressionar os programadores para incluírem informações sobre a eliminação de contas de aplicações nas suas listas de lojas. Os programadores podem solicitar uma prorrogação até 31 de maio de 2024. Depois as aplicações que não estiverem de acordo com as novas regras poderão enfrentar “ações de aplicação adicionais” no futuro, como a remoção da Google Play Store. Com os emblemas de eliminação de dados já ativos, estamos muito perto desse prazo. Assim os programadores de aplicações não devem contar com mais extensões.

Entretanto a política de eliminação de dados da Google estabelece que os programadores devem fornecer opções de eliminação de dados e de contas nas suas aplicações e na Web. Desta forma, se um utilizador tiver desinstalado uma aplicação, não precisa de reinstalar a aplicação para solicitar a eliminação dos seus dados ou da sua conta. Os programadores de aplicações que necessitem de reter determinados dados por motivos legítimos, como a conformidade regulamentar, têm de divulgar essas práticas de retenção de dados.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados